15 de fevereiro de 2024

Hospital Regional de Chapadinha realiza Blitz Educativa nesta sexta-feira gorda de carnaval

Com objetivo de conscientizar condutores e ciclistas sobre as formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre os perigos da combinação álcool e direção nesses dias da folia, colaboradores do Hospital Regional de Chapadinha (HRC), em parceria com a Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito, Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) Chapadinha e Guarda Civil Municipal, realizaram, nesta sexta-feira (09), na MA 222, uma Blitz Educativa de Trânsito.

A ação com abordagem educativa focou em três temas: ‘Previna-se das ISTs’; ‘Diga Não Sem Camisinha’ e ‘Paz no Trânsito Começa por Você’, tudo para que as pessoas possam aproveitar a folia de momo com saúde e segurança.

Angélica Maggioni, diretora do HRC destaca a importância de campanhas educativas com essas de carnaval. “Infelizmente ainda há muitos motoristas, ciclistas e pedestres que não respeitam as leis de trânsito e acabam por causar transtornos a outros e a si próprios. Essas campanhas orientam a população a respeito dos riscos ocasionados pela mistura álcool/direção e não uso do preservativo”, comenta.

O caminhoneiro Thyago Silva foi parado na blitz educativa e parabeniza a iniciativa. “Nunca é demais recebermos orientações. Manter um trânsito seguro é papel de todos nós. Essa ação educativa poderia servir de exemplo para outros estados ou municípios”, frisou.

OUTRAS AÇÕES

No Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, o bloco do “Adorno Zero” percorreu todos os setores da unidade para fiscalizar e também orientar quanto a utilização de adornos tanto por colaboradores quanto por acompanhantes. Na recepção foi realizada uma palestra para os pacientes que aguardavam atendimento.

Na UPA Parque Vitória, em São Luís, o bloquinho da saúde encerrou a semana com muita alegria e orientação de segurança e prevenção durante o período carnavalesco. O bloquinho formado por colaboradores, percorreu os corredores, alas e recepção da unidade oferecendo orientações e distribuindo preservativos.

Já no Hospital Macrorregional de Caxias o Bloquinho da Saúde levou alegria e orientação a pacientes e acompanhantes. Maria Oneide está acompanhando a irmã que realizou um procedimento cirúrgico e elogiou a ação. “Eu achei muito interessante o carnaval aqui para alegrar as pessoas que estão internadas e não podem ir lá fora”, disse.

Francisco Lima, que estava com a esposa no ambulatório da unidade  também gostou da iniciativa. “O bloquinho trouxe alegria para os pacientes e acompanhantes. Isso é muito bom porque as pessoas estão no hospital geralmente estão pra baixo e momentos assim ajudam a gente a esquecer um pouco os problemas”, ressaltou.