10 de junho de 2023

Hospital Regional de Carutapera intensifica procedimentos após a reforma da unidade

O Hospital Regional de Carutapera contabilizou, entre julho de 2020 até maio deste ano, mais de 600 mil atendimentos. O hospital ganhou reforço com a reforma e ampliação realizada pelo Governo do Maranhão, em julho de 2020, o que possibilitou reparos na estrutura, ampliação do espaço e do centro cirúrgico, usina de gases medicinais, equipamentos e materiais novos. 

O lavrador Domingos Rodrigues Pinheiro, de 64 anos, é morador da cidade de Carutapera. Ele foi submetido a uma cirurgia de colecistectomia, conhecida como retirada de vesícula. “Deu tudo certo, consegui fazer o procedimento e me sinto muito bem. Agora é só aguardar minha recuperação e voltar para casa”, disse. 

Para Jucelir Sousa Borges, a assistência da equipe do hospital foi fundamental para recuperação do marido, o lavrador Domingos. “Queria aqui deixar o meu registro de agradecimento a toda a equipe pela atenção e saúde do meu marido. Está tudo bem e isso é o mais importante, está bem de saúde”, ressaltou.   

Quem também passou por uma cirurgia foi o José Ilton Almeida, de 37 anos. Ele passou por um procedimento de ginecomastia (procedimento cirúrgico para retirada de volume das mamas no homem). “A cirurgia foi um sucesso graças a Deus. O bom atendimento por parte de toda equipe, médicos, enfermeiros, auxiliares, tenho certeza que foi fundamental para que tudo ocorresse bem”, agradeceu o paciente. 

“Só temos a agradecer a cirurgia bem-sucedida e a todos os profissionais que nos atenderam super bem”, complementou a pescadora, Silmara Ribeiro Santos, esposa de José Ilton. 

O Hospital Regional de Carutapera oferece atendimento nas especialidades de Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Pediatria e Radiologia, além de cirurgias de baixa e alta complexidade. Entre os serviços e exames, a unidade de saúde disponibiliza Análises Clínicas, Raio-X, Ultrassom, Serviço de Pronto Atendimento, Tomografia, Hemodiálise, Urgência, Emergência, Serviço de parto normal e cesariana. 

O Hospital Regional de Carutapera atende pacientes de vários municípios maranhenses, como Amapá do Maranhão, Luís Domingues, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Turiaçu, Maracaçumé, Nova Olinda, Santa Inês, Turilândia, Pedro do Rosário e Governador Nunes Freire.

Adinilza Farias Martins que deu à luz a um bebê, é moradora do município maranhense de Amapá. “Graças a Deus pude ter meu filho aqui na unidade de saúde. Fui muito bem recebida e estou sendo muito bem cuidada”. A sobrinha da jovem mãe agradeceu o atendimento. “Ela veio ganhou o nenê, tem sido muito bem atendida. Nós só temos a agradecer todo o carinho e atenção no cuidado com ela, gratidão mesmo”, completou a estudante Girlene Farias Pereira, sobrinha de Adinilza, moradoras de Amapá do Maranhão.  

Para a diretora administrativa do hospital, com a reforma a região norte do estado ganhou um reforço no atendimento aos usuários do SUS. Desde a reforma até maio deste ano, a unidade registrou 686.649 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias. 

“Atendemos pacientes de Carutapera, mas também vindos de outros municípios da região e até do nosso vizinho estado do Pará. Agora, com esta unidade, muitas pessoas deixaram de se deslocar por grandes distâncias em busca de assistência médica. Temos uma equipe engajada para sempre levar um atendimento de qualidade à população”, frisou a diretora administrativa Renata Aragão. 

Hospital

O Hospital Regional de Carutapera integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Possui atualmente 51 leitos, divididos em 11 leitos clínicos, 11 leitos cirúrgicos, 8 leitos obstétricos, 4 leitos pediátricos, totalizando 34 leitos de internação. São outros 11 leitos de emergência, sendo 1 de estabilização, 2 leitos individuais, 3 leitos masculinos, 3 leitos femininos e 2 leitos pediátricos. A unidade conta ainda com um Centro Cirúrgico e uma Sala de Parto, 3 leitos de RPA e 3 leitos de Pré-Parto.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira