27 de julho de 2016

Hospital Presidente Vargas capacita profissionais em “Segurança do Paciente”

 

27julhoSetenta profissionais do Hospital Presidente Vargas concluíram, na última terça-feira, 27, o ‘Curso de Capacitação Profissional em Segurança do Paciente’. A capacitação iniciou no mês de fevereiro e foi dividida em módulos de carga horária de 120 horas.

O objetivo do curso foi a implementação dos sete protocolos que servem de referência em qualidade na assistência prestada aos pacientes nas instituições de saúde. Dentre alguns temas abordados no  curso, estão ‘Identificação do paciente durante o processo de internação hospitalar’, ‘Erros e danos causados aos pacientes por falha na identificação’, ‘Segurança na identificação de pacientes fragilizados x protocolo’, ‘Administração segura de terapias nutricionais enterais e orais relacionadas à identificação do paciente’, ‘Processo de comunicação no ambiente hospitalar’, ‘Erros de comunicação e seus impactos’, ‘Comunicação e Continuidade do Tratamento: Na Comunicação em equipe e na Comunicação com a Família’, dentre outros.

1671be29-cebe-41ca-9f4e-5bb2bfb60076De acordo com a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Melo Lima, a capacitação preparou os profissionais para melhor atender o paciente de acordo com os conceitos de segurança em saúde. “O ano passado em conformidade com a resolução – RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, nós implantamos o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente ), e nossa prioridade para iniciar o processo dos 7 passos do protocolo foi sensibilizar e capacitar nossos profissionais em conceitos de melhoria de qualidade e segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde”, explicou.

Participaram da capacitação tanto profissionais da área da saúde, quanto para os de setores administrativos

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Com Avança Mais Saúde no Jardim Tropical, Governo realiza mais de mil atendimentos em São José de Ribamar

Fotos: Adeta Holanda O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São [...]

População aprova serviço de testagem para a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, [...]

Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]