27 de julho de 2016

Hospital Presidente Vargas capacita profissionais em “Segurança do Paciente”

 

27julhoSetenta profissionais do Hospital Presidente Vargas concluíram, na última terça-feira, 27, o ‘Curso de Capacitação Profissional em Segurança do Paciente’. A capacitação iniciou no mês de fevereiro e foi dividida em módulos de carga horária de 120 horas.

O objetivo do curso foi a implementação dos sete protocolos que servem de referência em qualidade na assistência prestada aos pacientes nas instituições de saúde. Dentre alguns temas abordados no  curso, estão ‘Identificação do paciente durante o processo de internação hospitalar’, ‘Erros e danos causados aos pacientes por falha na identificação’, ‘Segurança na identificação de pacientes fragilizados x protocolo’, ‘Administração segura de terapias nutricionais enterais e orais relacionadas à identificação do paciente’, ‘Processo de comunicação no ambiente hospitalar’, ‘Erros de comunicação e seus impactos’, ‘Comunicação e Continuidade do Tratamento: Na Comunicação em equipe e na Comunicação com a Família’, dentre outros.

1671be29-cebe-41ca-9f4e-5bb2bfb60076De acordo com a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Melo Lima, a capacitação preparou os profissionais para melhor atender o paciente de acordo com os conceitos de segurança em saúde. “O ano passado em conformidade com a resolução – RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, nós implantamos o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente ), e nossa prioridade para iniciar o processo dos 7 passos do protocolo foi sensibilizar e capacitar nossos profissionais em conceitos de melhoria de qualidade e segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde”, explicou.

Participaram da capacitação tanto profissionais da área da saúde, quanto para os de setores administrativos

Daucyana Castro