19 de março de 2024

Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão em Caxias realiza ação pelo Dia Internacional do Rim

O Dia Mundial do Rim foi celebrado no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão em Caxias, unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), nesta quinta-feira, 14 de março, com uma palestra proferida pelo médico nefrologista, Luis Carlos Nogueira.

“A nefrologia é uma especialidade que cuida dos rins e de suas doenças associadas. Foi uma oportunidade importante para pontuar questões importantes, explicações fundamentais a respeito do tema, como a de que o rim pode ser acometido por doenças primárias, que são aquelas doenças que nascem no rim; e doenças secundárias que são doenças sistêmicas que acometem o rim posteriormente. É importante que em qualquer situação, qualquer problema, a pessoa tenha o acompanhamento de um nefrologista, para evitar a progressão de qualquer doença e a evolução para uma doença crônica”, pontuou.

Quem teve acesso a palestra agradeceu a oportunidade. “Não conhecia esse doutor dos rins e hoje eu vi como é importante o cuidado com o órgão, ele falou sobre beber água para proteger os rins, por exemplo. Foi muito boa a palestra dele, vou inclusive repassar aos os meus parentes”, mencionou o agricultor João Cardoso de 56 anos de idade.

Os profissionais de saúde da unidade também participaram e destacaram a importância de trabalhar o tema no hospital.

“A palestra foi bastante esclarecedora, o médico pontuou sobre sinais e sintomas, a importância de fazer exames de rotina, preventivos. Às vezes o profissional de saúde tem a dificuldade de identificar um problema de nefrologia no paciente, ou um problema de urologia, por exemplo. Então nesse sentido a palestra foi de suma importância, como identificar qualquer problema até o diálogo com um especialista para melhor atender o paciente”, frisou a enfermeira Jacquelinne Tomé.

O tema da campanha nacional em 2024 é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O objetivo segundo a direção da unidade de saúde, é disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

“É tão importante levar informação de qualidade para os nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes. Hoje no Dia Internacional dos Rins, falamos sobre a importância da nefrologia  em nosso dia-a-dia, conversando sobre os aspectos que podem prevenir e promover a saúde dos rins. Aqui na unidade oferecermos a especialidade de Nefrologia Ambulatorial e Clínica com excelentes médicos em nosso quadroe profissionais qualificados para atender todos que nos procuram para uma melhor assistência”, ressaltou a diretora-geral do hospital, Rayara Martins.

Daucyana Castro