5 de março de 2018

Hospital Macrorregional de Caxias ganha Unidade especializada no tratamento de Câncer

Governador Flávio Dino abraça Dirce Maria, presidente do grupo Amigos na Luta contra o Câncer (ANLUCC) Foto: Walland Silva

O governador Flávio Dino inaugurou oficialmente neste sábado, 3, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias, unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares(EMSERH). O novo serviço, inédito na região, vai oferecer atendimento especializado 24 horas por dia para pacientes diagnosticados com câncer de aproximadamente 40 municípios do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o presidente da EMSERH, Vanderley Ramos, participaram da cerimônia de inauguração, prestigiada também por diversos prefeitos e lideranças políticas da região dos Cocais.

A assistência de alta complexidade em câncer em Caxias era aguardada há décadas pela população residente na região Centro-leste do Maranhão.

Essa é a terceira unidade de atendimento de alta complexidade no tratamento de câncer implantada pelo governo Flávio Dino na rede pública de saúde maranhense. As outras duas funcionam no Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís, e em Imperatriz, por meio de convênio com o Hospital São Rafael.

A atenção aos pacientes com câncer no Maranhão vive hoje uma nova realidade, avalia o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O serviço de Oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias tem capacidade para atender cerca de 500 pessoas a cada mês e tratar todos os tipos de câncer, exceto o de Tireoide. O serviço ambulatorial de Quimioterapia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o de Urgência/Emergência atenderá 24 horas.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Vanderley Ramos, o novo serviço de Oncologia implantado na região Leste pelo governo do Estado representa uma conquista histórica para a saúde, além de resgatar a dignidade social dos pacientes com câncer.

O serviço de Oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias começa a atender a partir desta segunda-feira(5). Mais de 160 atendimentos estão agendados somente para essa primeira semana de funcionamento do novo serviço.

Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH