18 de outubro de 2023

Hospital Dr. Genésio Rêgo realiza semana alusiva ao Outubro Rosa

Por Vanessa Ribeiro

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização da importância do rastreamento precoce do câncer de mama, foi realizado, no ambulatório do Hospital Dr. Genésio Rêgo, nesta terça-feira (17), o início da semana que será toda dedicada ao tema. Pacientes e colaboradores participaram da ação.

A diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos, pontuou a rede de atendimento nessa área na unidade. “Aqui nós ofertamos consulta com ginecologista, mastologista, ultrassom da mama, punção e biopsia. As pacientes que necessitam de mamografia são referenciadas para a Policlínica Diamante. A gente tem sempre o pensamento de que a prevenção é o melhor caminho. Então é muito importante a gente poder divulgar e orientar os pacientes para que eles sejam também disseminadores das informações”, destacou.

Atualmente o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil e é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no país. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, 73.610 novos casos da doença devem ser diagnosticados neste ano.

“É importante ressaltar que o câncer de mama é silencioso e não vem somente acompanhado de dor. Quando ele passa a ser considerado um nódulo palpável, nós temos uma queda considerável no índice de cura, daí a importância de se realizar exames regularmente. As chances de cura chegam a 97% e em alguns casos, até 99%, quando a doença é diagnosticada apenas pelos exames de imagem”, esclareceu o mastologista da unidade, Fernando Correa.

O câncer de mama não aparece apenas em pacientes que têm familiares que tiveram a doença, como é o caso da enfermeira Camila Leal, que descobriu o câncer durante uma campanha do Outubro Rosa e foi a palestrante na abertura da campanha no Hospital Dr. Genésio Rêgo.

“O meu caso é super atípico porque sou menor de 40 anos, não tenho histórico familiar, mas não tinha hábitos de vida saudáveis, com alimentação balanceada e prática de atividade física. Foi durante uma ação como essa de hoje que senti os nódulos e procurei o mastologista. Por isso fiz questão de estar aqui hoje pra ajudar a orientar outras mulheres”, afirmou Camila Leal.

A pescadora Ana Maria Santos, de 47 anos, é moradora da cidade de Bacabeira. Ela estava na recepção da unidade aguardando sua primeira consulta com o mastologista, quando recebeu orientações sobre importância da detecção precoce do câncer de mama. “Eu achei muito boa essa ação hoje aqui no hospital e acho que deveria ter sempre, já que essa é uma doença muito séria. Aprendi muito com as palestras”, disse.

Programação

Durante toda a semana serão realizadas na unidade ações alusivas ao Outubro Rosa, que este ano tem como tema ‘Passe esse fuxico adiante!’. Nesta terça-feira (17), além da palestra de abertura, durante a tarde foram oficinas de autocuidado.

Na quarta-feira (18), ao longo do dia serão realizadas palestras informativas. Na quinta-feira (19), haverá palestras informativas, além de rodas de conversa e dinâmicas interativas. Para encerrar a semana de ações, na sexta-feira (20), haverá roda de conversa,  distribuição de folders no semáforo próximo ao hospital e uma aula de zumba na área externa da unidade.

A unidade, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), é referência na saúde da mulher.

Eduardo Ericeira