29 de janeiro de 2018

Hospital de Caxias completa 2 anos com mais de 2 milhões de atendimentos

O Hospital Macrorregional de Caxias, administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares(EMSERH), completou dois anos neste sábado (27) consolidando-se como a principal referência no atendimento público da região. Neste período, foram feitos cerca de 2,1 milhões de atendimentos à população.

O balanço inclui todos os procedimentos feitos pelo hospital, como os de enfermagem, exames, cirurgias, consultas ambulatoriais, internações, serviços de psicologia, nutrição e vários outros.

É uma média de mil atendimentos diários no hospital mantido pelo Governo do Maranhão. E não é apenas a quantidade que se destaca, mas também a qualidade. “Durante estes dois anos, temos avançado muito em especialidades que antes eram feitas apenas na capital. Hoje fazemos, por exemplo, procedimentos de prótese total de joelho e de quadril”, diz o diretor geral do hospital, Jefferson Franklin Almada Coutinho.

Jefferson Franklin Almada Coutinho. diretor do Hospital de Caxias. (Foto: Divulgação)

Ele também cita o caso de cirurgias plásticas reparadoras e procedimentos complexos em áreas como a urologia.

O diretor conta que isso significa economia de tempo e dinheiro para os moradores da região, que não precisam mais se deslocar até São Luís ou outros Estados para conseguir atendimentos complexos.

“Há Estados com filas de espera de cinco anos para esses procedimentos. E a gente tem conseguido fazer mensalmente, tirando pacientes que estavam havia vários anos na fila de espera”, conta Almada Coutinho. “Havia casos de pacientes que já tinham ido a três Estados e até trocavam cartão do SUS com familiares para conseguir atendimento”, completou.

O diretor conta, ainda, que a vocação do hospital – batizado de Dr. Everaldo Ferreira Aragão – é aumentar cada vez mais o número de especialidades oferecidas.

Investimentos

Para construir o hospital, foram necessários mais de R$ 23 milhões. Mas essa não é a parte mais difícil. O desafio é manter o hospital funcionando mês a mês.

Em dois anos, por exemplo, foram mais de R$ 84 milhões para manter o hospital. Junto com a construção, são mais de R$ 100 milhões destinados pelo Governo do Maranhão ao Hospital Macrorregional de Caxias.

Inaugurada em 27 de janeiro de 2016, a unidade atende 26 cidades da região. São 122 leitos de internação, incluindo 12 de UTI. É uma estrutura inédita para a região.

Hospital Macrorregional de Caxias. (Foto: Divulgação)

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)