18 de outubro de 2019

Hospital de Câncer tem vasta programação do Outubro Rosa

A programação teve início ainda pela manhã com atividades voltadas para os profissionais da saúde que trabalham no Hospital de Câncer, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Às 9h teve início a programação com a Palestra “Prevenção e Auto Cuidado no Câncer de Mama e Colo de Útero”, proferida pelo médico Ronald Coelho, Oncologista Clínico e Gerente de Quimioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão. Em seguida o público acompanhou uma outra Palestra que trouxe como tema: a mulher contemporânea em buscada felicidade, ministrada por Gabrielle Romanhol, Psicóloga e Diretora do Hospital Nina Rodrigues. A programação teve sequência com a Entrega de Lenços do Hospital Nina Rodrigues e Coffee Break.

A programação teve prosseguimento no período da tarde e contou com a participação especial do Grupo de Apoio “Mulheres Unidas na Luta”. Foram momentos de interação com os profissionais que prestam serviço no Hospital de Câncer e parceiros da unidade. Depoimentos, Oficinas de Lenços e Maquiagem e um momento de fotografia com as pacientes do grupo.

Dona Juraneide Gomes Bastos faz parte do grupo. A funcionária pública detectou o câncer em 2012, começou logo o tratamento, passou por sessões de Quimioterapia até julho de 2013 e Radioterapia até outubro de 2013. O tumor felizmente foi completamente retirado, mas permanece com o acompanhamento no Hospital de Câncer. “Faço tomografia, ressonância, PET Scan, é uma segurança. Já me sinto curada, mas não posso descuidar. Queria ressaltar também que nunca fiquei triste, sempre encarei a vida com muita alegria, tenho uma família muito querida e pessoas que estão ao meu lado, e Deus, claro”, disse a funcionária pública Juraneide Gomes Bastos, que permanece em tratamento para cura total do câncer de mama.

Como ela, outras 19 mulheres que integram o Grupo de Apoio Mulheres Unidas na Luta, participaram da programação no Hospital de Câncer. São mulheres que estão passando pelo processo de enfrentamento do câncer. Pacientes que já enfrentaram o tratamento ou estão passando pelo tratamento na unidade.

Entre os parceiros que participaram das atividades promovidas no Dia D do Outubro Rosa no Hospital de Câncer, empresas de maquiagem, salão de beleza, no ramo de eletrodomésticos e a Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA). “Primeiro ano no Hospital de Câncer, sempre nessas ações do Outubro Rosa estamos participando, colaborando. É uma forma de levar a essas mulheres uma mensagem positiva. Todos nós precisamos entender que a luta é diária, em qualquer sentido da vida. Levando essa ideia de empoderamento, de auto afirmação”, destacou Maria de Ribamar Fernandes Cardoso, membro da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB.

“Temos ações voltadas a prevenção e tratamento do câncer de mama o ano todo, claro que, são reforçadas no mês de outubro, por conta da campanha Outubro Rosa. Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar esse dia especial para os profissionais que atuam na unidade, pacientes, acompanhantes e com a participação dos nossos parceiros, afinal, isso é uma causa de todos. Felizmente sabemos que o nosso trabalho faz uma diferença enorme na vida das pessoas, na vida da população maranhense, e isso nos enche de orgulho. É muito gratificante”, finalizou Ana Flávia Lustosa, Diretora Geral do Hospital de Câncer.

Eduardo Ericeira