26 de dezembro de 2023

Hospital da Ilha recebe visita do Papai Noel e entrega livros arrecadados no Projeto ‘Leitura que Cura’

Nesta sexta-feira (22), o Papai Noel chegou em grande estilo, no helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA). A aeronave aterrissou no pátio do Hospital da Ilha, em São Luís. O bom velhinho foi recepcionado por funcionários da unidade de saúde, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Em seguida, o Papai Noel visitou as dependências do hospital, passou pelas enfermarias e UTIs pediátricas. Foi na enfermaria que o Papai Noel conheceu o pequeno Murilo Morais Lucena, de cinco anos. A recepção não poderia ter sido melhor. Foi só entrar na sala que o Murilo soltou: “Olha mamãe, chegou o bom velhinho”. Depois de um bate-papo bem descontraído e um pedido especial, veio a recompensa. O pequeno pediu um carrinho e foi presenteado. 

“Momento mágico para ele, que desperta a imaginação, a fantasia e isso certamente ajuda na recuperação não só do Murilo, mas de todas as crianças que estão aqui”, ressaltou a farmacêutica Nara Morais, mãe do pequeno Murilo que está internado por conta de uma pneumonia. 

Doação de livros
Além da visita do Papai Noel, houve a entrega de livros que foram arrecadados por colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), graças ao Projeto ‘Leitura que Cura’. Foram vários pontos de coleta com quase 300 livros infantis arrecadados. 

“Tenho certeza que foi um dia muito especial para as crianças internadas, para as famílias que estão aqui. Trouxemos alegria às crianças, onde certamente foi um momento de muita felicidade. A visita do Papai Noel, a entrega de brinquedos e a distribuição de livros dentro de um projeto que foi pensando e que houve a mobilização de toda a Emserh. Fizemos essa distribuição em Imperatriz, agora aqui em São Luís e ainda faremos em Coroatá. Nosso objetivo é fazer com o que o projeto chegue a toda rede”, reforçou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.  

Três unidades de saúde foram beneficiadas com a doação de livros da campanha: o Hospital da Ilha, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz e o Hospital Macrorregional Dr. Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá.   

“A ideia é trazer a leitura para dentro do ambiente hospitalar. Montamos essa campanha de arrecadação de Natal e esse é apenas o primeiro passo desse importante projeto. Começamos pelas unidades que tem UTI pediátrica e neonatal, e posteriormente, vamos levar para todos os hospitais da rede Emserh, aqueles que têm internação, expandindo para leitura infantil e adulta, até alcançarmos a instalação de bibliotecas fixas nas unidades de saúde”, explicou a gerente administrativa da Emserh e coordenadora do Projeto Leitura que Cura, Olga Colvara. 

Os médicos da unidade também incorporaram o clima natalino. “O encanto que as crianças têm com a presença do Papai Noel lança no organismo deles uma esperança, traduzida em hormônios, enzimas, substâncias que podem beneficiar o tratamento delas. E nessas datas comemorativas faço questão de trazer figuras representativas, isso é fundamental na recuperação das nossas crianças”, reforçou a pediatra Angélica Veiga, médica responsável pela enfermaria pediátrica do Hospital da Ilha, que na oportunidade se vestiu de Mamãe Noel. 

A diretora geral do Hospital da Ilha, Carol Hortegal, explicou que a ação faz parte de um projeto de humanização na assistência realizada na unidade. “Diversas ações acontecem durante o ano todo. Agora no Natal, proporcionamos a vinda do Papai Noel, que alegrou as famílias, trouxe fé e ajuda na recuperação dos nossos pacientes. Teve também a entrega de livros, promovemos cultura e educação”, frisou.  

Quem também está internada é a Ana Júlia Sousa Maciel. A bebê de 11 meses de idade também foi presenteada com brinquedo e um livro. “Aqui a minha filha está sendo muito bem assistida e essa visita do Papai Noel, com a entrega dos presentes, o brinquedo e o livro ajudam ainda mais na recuperação. Já está até brincando”, pontuou a autônoma Crisiane Sousa Andrade, mãe da pequena Ana Júlia.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira