23 de maio de 2022

Hospital Aquiles Lisboa realiza Semana da Enfermagem

Por Daucyana Castro

O Hospital Aquiles Lisboa realizou, nesta semana, a VII Semana da Enfermagem, com o tema “A contextualização do ensino e cuidado nas práticas assistenciais”. O evento reuniu profissionais da unidade e discutiu temas importantes para qualificar o atendimento e promover a valorização dos profissionais. 

“Nos reunimos para exaltar a categoria da enfermagem, que é o carro chefe da instituição e representa a maioria dos profissionais de saúde de uma unidade. O cuidado com os pacientes nesta luta constante nos postos de trabalho, à beira do leito ou no laboratório é uma arte. São profissionais que fazem a diferença onde estão, independente dos espaços. Parabéns também pela aprovação da PL 2564. Reconheço o esforço de vocês e o quanto esses profissionais são merecedores dessa vitória”, frisou a diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa, Nathalia do Vale. 

Participaram da programação o líder comunitário da área Itaqui Bacanga Raul Fagner; a coordenadora geral de enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, Williane Menezes; o diretor administrativo do hospital, Carlos Eduardo Carvalho; o diretor clínico Alanderson Bastos; a diretora geral Nathalia do Vale e o gerente de qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Moisés Serra, representando o presidente da empresa, Marcello Duailibe. 

O gerente de Qualidade da EMSERH, Moisés Serra, apontou o crescimento e a potencialização da unidade de saúde e a satisfação de participar deste momento. “Fico feliz, enquanto enfermeiro de formação, por participar desse momento com vocês. O tema escolhido para trabalhar nesta semana foi muito interessante, principalmente agora que a enfermagem está em valorização e em evidência no cenário nacional”, apontou Moisés Serra. 

A programação incluiu palestras sobre hanseníase; atuação do profissional de enfermagem no centro cirúrgico; educação em saúde para o autocuidado; intervenção psicossocial em profissionais de saúde; apresentação de indicadores assistenciais do Hospital Aquiles Lisboa e ações de relaxamento e bem estar para os colaboradores. 

O Hospital Aquiles Lisboa compõe a rede estadual de saúde e é gerenciado pela EMSERH. Situado na região do Bonfim, é referência no tratamento da hanseníase no Maranhão e, com investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde julho do ano passado, passou a contar com duas salas de centro cirúrgico.

Fotos: Laécio Fontenele

Daucyana Castro