26 de agosto de 2019

Hospital Aquiles Lisboa faz atividade de educação em saúde com alunos de escola comunitária no Anjo da Guarda


Estudantes participam do projeto Cine Comunidade Itinerante (Foto: Márcio Sampaio)

Equipe do Hospital Aquiles Lisboa leva ações de educação em saúde para estudantes da Escola Criamor. A ação sobre como prevenir e combater a hanseníase aconteceu durante sessão do projeto Cine Comunidade Itinerante, no Anjo da Guarda.

Com o projeto Cine Comunidade Itinerante, realizado pela coordenação pedagógica da escola, os alunos debatem sobre diversos temas. Na última quarta-feira (21), os jovens entre 11 e 14 e anos participaram da roda de conversa e tiraram dúvidas sobre a doença.

“Entendemos que as crianças e os adolescentes são peças fundamentais na propagação de informações sobre a doença. Ao chegar em casa, eles conversam com os pais sobre o que aprenderam na escola. Com ações de educação em saúde, motivamos as pessoas a conhecerem mais sobre a hanseníase”, disse o diretor-geral do Hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner.

Para a psicóloga do HAL, Rosa Rocha, foi um momento de quebra de estigmas. “Participamos do projeto ‘Cine Comunidade Itinerante’ compartilhando informações e para isso, fizemos uso de uma atividade lúdica usando placas contendo mitos e verdades sobre a doença”, explicou Rocha.

Aluno do sexto ano, João Vitor Abreu, 11 anos, participou da ação. “Aprendi que as manchas não causam dor, mas atacam os nossos nervos. Também aprendi sobre as formas de contágio e que para evitar o avanço da doença, é importante ter acompanhamento médico ”, disse.

Ana Beatriz Oliveira, 14 anos, ressaltou a importância de combater o preconceito por conta da doença. “Identificando precocemente e realizando o tratamento de forma correta, a transmissão da doença para outras pessoas será evitada. Eu tenho certeza que muitos aqui além de aprenderem sobre a doença, também deixaram de lado o seu preconceito”.

Para o diretor-presidente da Escola Criamor, Washington Silva, é necessário dialogar com os estudantes sobre a temática saúde. “As aulas precisam de momentos lúdicos, e é aí que entra a consciência social e de saúde. A ação realizada pelo Hospital Aquiles Lisboa muito nos alegra, pois, além de ser uma unidade de referência no tratamento da doença, ela possibilita a oferta de conhecimento que servirá tanto agora como no futuro”, disse.

A Escola Criamor existe há 36 anos e é resultado de uma iniciativa comunitária da Igreja Católica local. Cerca de 600 alunos estudam no local.

Fonte: SES

Daucyana Castro