25 de outubro de 2023

Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, dá início a processo de implantação da comissão de cuidados paliativos

O Hospital Alarico Nunes Pacheco em Timon, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta terça-feira (24) um encontro sobre cuidados paliativos. A mesa redonda contou com a participação da equipe multiprofissional da unidade, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. 

“É um marco para a história do hospital. Demos o pontapé inicial para criação dos protocolos de assistência e comissão de cuidados paliativos na unidade”, pontuou a enfermeira do Hospital Alarico Pacheco, Patrícia Tito. 

A palestra para sensibilização dos profissionais de saúde sobre a importância da elaboração e implantação do protocolo de cuidados paliativos foi proferida pela coordenadora da Central de Regulação Interestadual Oncológica, Marielle Cipriano. 

“Palestra de suma importância levando para o viés, por exemplo, dos pacientes que trabalho, que são pacientes oncológicos. Hoje em dia o câncer maligno é umas principais causas de morte e os cuidados paliativos têm sido primordiais para qualidade de vida dos pacientes, onde há uma empatia do cuidado, uma sensibilização no tratar a dor, e tudo isso é muito relevante na qualidade de vida dos familiares e dos pacientes. Isso impacta positivamente na questão psicossocial e faz com que o paciente tenha uma melhor expectativa e qualidade de vida”, destacou. 

Para a diretora geral do Hospital Alarico Nunes Pacheco, o evento foi de extrema importância pensando na assistência aos pacientes. 

“A palestra foi motivada pela necessidade de implantação da comissão de cuidados paliativos, visto que essa é uma prática já adotada na unidade por muitos colaboradores. Frisamos a importância do cuidado com zelo, com amor, com um olhar diferente, de realmente ver o paciente como ele estar, cuidados paliativos que aliviam os sofrimentos. Ficamos extremamente felizes com o tema abordado, para que nossos colaboradores façam da sua prática profissional um cuidado especial, levando em consideração que o paciente paliativo, embora tenha sua vida ameaçada pela gravidade de uma doença, necessita do amor, de cuidados e mostrar que ele ainda faz parte do contexto social”, ressaltou Ana Patrícia Bringel. 

O próximo passo da direção do Hospital Alarico Nunes Pacheco em Timon é formalizar a comissão para a implantação do Protocolo de Cuidados Paliativos a serem repassados aos pacientes. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira