18 de outubro de 2023

Hemomar reforça estoque de sangue em ação de coleta interna e externa

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com a Igreja Assembleia de Deus em São Luís (Iadesl), realizou nos dias 13 e 14 de outubro, a segunda etapa da campanha ‘Vem Doar 2023’. Uma grande ação foi montada para conseguir coletar o maior número de bolsas nesses dois dias, por isso houve coleta nas áreas interna e externa do Hemomar.

Ao todo foram coletadas 833 bolsas de sangue o que foi uma contribuição substancial para melhoria do estoque do Hemomar. “Essas parcerias são fundamentais para aumentar nossos estoques de bolsas de sangue. Nós damos assistência a todas as unidades de saúde do estado, públicas e particulares, a demanda por sangue sempre é muito alta e estamos chegando em um período complicado, que é o fim de ano. Por isso sempre reforçamos a necessidade dessas parcerias, que as pessoas possam entender o quanto é fundamental contribuir para salvar vidas”, ressaltou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

O coordenador dos trabalhos pastorais da Iadesl – área 127, Francimax Ramos, conta que já teve a vida salva graças a doações de sangue e agora trabalha para conseguir cada vez mais doadores. “Este projeto foi muito importante na minha vida. Há algum tempo fiquei com um sério problema de saúde. Com a graça de Deus e apoio do projeto, recebi algumas bolsas de sangue que me proporcionaram uma recuperação com excelência e me dando a oportunidade de coordenar esse trabalho e ajudar a salvar outras vidas”, disse.

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.

O Hemomar compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). A unidade está localizada na Rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados de 7h30 às 12h.

Eduardo Ericeira