21 de novembro de 2022

Hemomar realiza Semana do Doador de Sangue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (21), às 8h30, uma blitz educativa na avenida Daniel de La Touche, em frente ao Shopping da Ilha, para marcar a abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís. 

A campanha tem como tema “Monte o seu time de doadores e participe. Compareça em uma de nossas unidades e marque um gol de solidariedade”, uma alusão à Copa do Mundo que ocorre neste ano. Uma ampla programação será realizada, de segunda-feira (21) a sábado (26), com foco especial no Dia D, na sexta-feira (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A blitz educativa no primeiro dia da campanha será realizada das 8h30 às 11h, no semáforo em frente ao Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche, no Maranhão Novo. Na oportunidade, haverá o trabalho de conscientização de pedestres e condutores sobre a importância da doação de sangue. 

Na terça-feira (22), no Hemomar, os doadores terão acesso, pela manhã, a sessões de autocuidado, com massagem e maquiagem. Na quarta-feira (23), haverá apresentação musical. Na quinta-feira (24), a programação inclui, para os doadores, um momento de recordação intitulado “TBT com música e vídeo de retrospectiva dos doadores”. E, na sexta-feira (25), Dia do Doador, será o Dia D, com uma programação especial com voz e violão, pela manhã, e, no período da tarde, o momento do bolo com os doadores no Hemocentro.

“É uma campanha fundamental para aumentar os nossos estoques de bolsas de sangue que estão críticos. Abastecemos unidades de saúde em todo o Maranhão e há necessidade de sempre estarmos bem abastecidos de todos os tipos sanguíneos. Daí a importância deste gesto de amor. De forma que temos que entender, também, a importância da doação permanente e durante todo o ano”, destacou a diretora Geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

O Hemomar, que compõe a rede da SES, é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem entre 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Daucyana Castro