26 de agosto de 2023

Hemomar e PMMA realizam ação de doação de sangue em alusão ao Dia do Soldado

Por Vanessa Ribeiro

O Governo do Maranhão, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e da Polícia Militar do Maranhão, realizou, nesta sexta-feira (25), uma grande ação de doação de sangue, no Comando Geral da Polícia Militar, em alusão ao Dia do Soldado. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, informou que essas parcerias são estratégias importantes para ajudar a salvar vidas. “Os nossos estoques estão constantemente em níveis críticos e a gente tem sempre buscado essas parcerias. Hoje estamos aqui no Comando Geral, talvez uma das maiores ações que já fizemos, e temos também parcerias com igrejas, empresas, e todos que desejarem se unir a nós nessa corrente do bem”, afirmou o presidente.

Em 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. Por isso, a Polícia Militar do Maranhão comemorou a data ajudando a salvar vidas. “Parceria forte da Polícia Militar com o Hemomar e hoje, em comemoração ao Dia do Soldado, estamos fazendo essa grande campanha de doação de sangue para reforçar os estoques do Hemomar, e também reforçar a importância dessa doação, que é salvar vidas”, frisou o comandante geral da PMMA, Cel. Paulo Moura. 

A ação, que teve como objetivo aumentar os estoques de sangue do Hemomar, contou a adesão dos soldados que reconhecem a importância desse ato solidário, como o cadete Alisson Costa.  

“Nesse Dia do Soldado, é muito importante enfatizar que proteger a nossa sociedade é também doar vida. A doação de sangue ajuda a salvar muitas vidas, pois muitas pessoas precisam diariamente. Eu sempre costumo doar, pelo menos duas a três vezes ao ano, porque eu sei da importância”, frisou. 

A coordenadora da captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemomar, Misleny Silva, destacou a importância dessas parcerias para aumentar os estoques de bolsas de sangue do Hemomar e ainda incentivar o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).   

“O estoque de bolsas de sangue precisa diariamente ser reposto, reforçado com essas doações e também a gente acrescenta trazendo o cadastro de doadores de medula óssea, porque a gente consegue melhorar no nosso estado o número de pessoas cadastradas no Redome”, disse Misleny Silva.

“Como aqui no Comando Geral da PM tem um número de pessoas considerável nessa faixa etária de 18 a 35 anos, viemos reforçar o estoque de bolsas de sangue do Hemomar mas também a esperança de quem está esperando um transplante de medula óssea”, acrescentou. 

Os critérios para doação de sangue são: ter idade entre 16 e 69 anos; se menor de 18 anos, precisa estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde. Os candidatos à doação passam por triagem para avaliação de outros critérios.

Fotos: Francisco Falcão e Ricardo Zacheu

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira