24 de agosto de 2023

Hemomar e Circo Kroner promovem ação para incentivar doação de sangue

Fonte: SES

O Governo do Maranhão segue firme com as parcerias para incentivar a doação de sangue e ampliar o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Nesta quinta-feira (24), o Circo Kroner levou alegria ao centro e presenteou doadores com apresentações de malabaristas e outros artistas.  

O objetivo foi aliar a alegria circense à sensibilização da sociedade sobre a importância de doar sangue. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, além de contribuir com a hemoterapia de pacientes assistidos por serviços de hemodiálise do estado. 

“Doar é se alegrar por poder salvar vidas. Então, é com esse mesmo sentimento que estamos felizes pela adesão das pessoas. O nosso desejo é que isso aconteça todos os dias, pois ao aumentar o estoque de bolsas de sangue estamos permitindo que muitas famílias também possam sorrir com os seus entes queridos”, disse a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

Atualmente, o estoque de bolsas de sangue do Hemomar encontra-se em estado crítico, com as quatro tipagens negativas de sangue (AB-, O-, A- e B) necessitando elevar o quantitativo. As tipagens positivas também não estão no estado adequado, porém em situação mais estável. 

A ideia de aliar sorriso com doação tem origem nobre. De acordo com a proprietária do Circo Kroner, Evelyn Kroner, sempre que a comitiva circense chega a um novo destino, é feita a busca pelos serviços de saúde, bem como os sociais, e estabelecida a parceria. 

“A gente sempre se preocupa em buscar a parte social do circo até mesmo para conscientizar as empresas locais, mostrando que todo mundo pode contribuir um pouquinho. Então, para nós, é uma manhã que representa muitas vidas salvas, seja com doação de sangue ou outras doações. Acredito que todos deveriam participar de alguma forma”, compartilhou Evelyn.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Além disso, os candidatos à doação passam por triagem para avaliação de outros critérios. 

O mecânico Benilton Araújo, de 40 anos, foi realizar uma doação direcionada e elogiou a iniciativa. “Achei bastante importante a ação, que não é apenas do circo, mas também de outras instituições que fazem o mesmo. Além disso, serve de esclarecimento contra os tabus, porque tem gente que acha que o sangue vai engrossar ou que vai ficar doente depois de doar, mas é em momentos como esse que vemos como é necessário poder participar”.

Já a médica veterinária Ana Paula Dal Bo, de 25 anos, comentou que a presença dos artistas circenses foi um alívio para os ânimos. “Eu achei maravilhoso, ainda mais porque a primeira vez que doei estava muito nervosa, mas dessa vez foi diferente. Além de divertir, também deixa as pessoas menos nervosas e ansiosas. A alegria incentiva todo mundo, então para mim é uma ideia muito boa”. 

O Hemomar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 12h.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira