20 de dezembro de 2023

Hemomar convoca população para doação de sangue

Por Daucyana Castro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobiliza doadores para reforçar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Atualmente, o Hemomar está com o estoque de sangue em nível baixo. Em dezembro, houve uma queda de 40% no número de doações de sangue.

“Estamos no fim do ano, iniciando um período de recesso, temos que estar sempre abastecidos. No mês passado, a média de doação diária estava em torno de 180/200 bolsas. Este mês, as doações não ultrapassam 100. Por isso a doação de sangue precisa ser constante e voluntária, porque a demanda é constante”, reforçou o diretor administrativo do Hemomar, Davison Lima. Os tipos de sangue O+, A+, B+, O- e A- estão em estado crítico, assim também como as plaquetas. 

O Hemomar vai funcionar normalmente neste sábado (23), até 12h, e reabre na terça-feira (26). No sábado seguinte (30), funciona das 7h30 às 12h e retoma as atividades na terça-feira (2). 

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.       

O Hemomar compõe a rede da SES e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Está localizado na rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa.

Fotos: SES / Márcio Sampaio

Daucyana Castro