26 de abril de 2021

HCI recebe oficialmente ambulância da CBF e distribui cestas para colaboradores

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) recebeu oficialmente, nesta segunda-feira (26), a ambulância da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como parte do projeto Craques da Saúde. Na ocasião, os colaboradores que atuam na limpeza da unidade receberão a doação de cestas básicas, que foram arrecadadas na Campanha Aniversário Solidário, da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que administra a unidade.

A ideia do projeto Craques da Saúde era valorizar o trabalho de todos que têm atuado na linha de frente do combate ao coronavírus com a doação de ambulâncias destinadas às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) com maior número de pacientes recuperados de covid-19 em cada unidade federativa. No Maranhão, o hospital é referência no tratamento da Covid 19.

Ambulância faz parte do projeto Craques da Saúde da CBF

A entrega do veículo contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; do presidente da EMSERH, Marcos Grande; do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Américo Azevedo; do diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro; do diretor administrativo da unidade, Luís Henrique Malfitano; além de colaboradores.

“Queremos agradecer a todos. É uma equipe muito grande que compõe a saúde. Esse hospital que tem centenas de leitos salvou muitas vidas, graças a muitas mãos e muitos esforços. Queremos agradecer também a CBF por essa ambulância que vai permitir o transporte de vidas sobretudo. Esperamos que em breve tudo volte ao normal e que possamos estar todos juntos num estádio novamente, com a doença controlada” disse o secretário de saúde Carlos Lula.

“Em nome do presidente da CBF, temos a satisfação de contribuir com esse magnifico trabalho que o Governo do Estado tem realizado em prol da saúde dos maranhenses. Falo como maranhense e cidadão”, ressaltou Américo Azevedo, presidente da FMF.

HCI recebe ambulância em reconhecimento por tratamento contra coronavírus no Maranhão

O Hospital de Cuidados Intensivo possui atualmente 250 leitos entre enfermaria e UTI. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi inaugurada em abril de 2020.

“O HCI é um símbolo de combate ao coronavírus. Por aqui já passaram mais de 13 mil pessoas e já tivemos mais de 2 mil altas. O HCI tem melhorado sua assistência e hoje já começa a receber os frutos desse trabalho. O HCI foi escolhido na nossa rede pública de saúde para ser contemplado com essa ambulância. Essa ambulância é fruto desse trabalho e ela já entra como equipamento fundamental para transporte mais ágil e eficiente para esse paciente chegar até aqui. A gente agradece a Confederação Brasileira de Futebol pelo gesto e vamos continuar melhorando nossa assistência para sair o mais rápido possível dessa pandemia”, disse Marcos Grande, presidente da EMSERH.

A ambulância é equipada com itens de série específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes, com adaptações especiais para este uso, como maca retrátil, suporte para cilindro de oxigênio e soro plasma, armário superior, teto e piso em ABS, entre outros dispositivos.

Para o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro, a ambulância é um reconhecimento e veio com um significado muito forte. “É o hospital que mais deu alta no enfrentamento ao coronavírus. É um sinal de que nosso serviço está sendo feito com qualidade. Estamos no caminho certo, mas não podemos baixar a cabeça, mesmo com a vacinação temos que continuar o uso de máscara e distanciamento social”, complementou Marcus Grangeiro.

O HCI atendeu até o momento mais de 13 mil pacientes entre enfermaria e internação e registrou mais de 2.500 altas médicas.

Dilmar recebeu alta após tratar Covid 19 e volta para casa no Tocantins

Uma delas foi o seu Dilmar Protatz, de 55 anos. Ele é de Araguaína no Tocantins e trabalha como caminhoneiro. Ele passou 12 dias internado no HCI e hoje (26) voltou pra casa. “Eu sou caminhoneiro e fui socorrido no município de Barão de Grajaú. De lá fui encaminhado pra cá, onde fui muito bem atendido, mais uma vida que Deus me deu, agora é só me recuperar e voltar pra minha família”, disse o caminhoneiro.

Na ocasião, a EMSERH e a Secretaria de Estado da Saúde fizeram a entrega de 78 cestas básicas para os profissionais da unidade que atuam na área de Serviços Gerais. Os alimentos foram arrecadados em uma campanha pelo aniversário de 6 anos da EMSERH.

Colaboradores de Serviços Gerais recebem cesta básica