27 de maio de 2021

Governo vacina cadeirantes nos Centros Especializados em Reabilitação no Olho d’Água e Cidade Operária

Fotos: Laécio Fontenelle

O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 de pessoas cadeirantes a partir de 18 anos. Para este público, a vacinação acontece em unidades do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde, no Olho d’Água e na Cidade Operária. A imunização desse público acontece até sexta-feira (28). 

“Eu achei muito bom quando surgiu essa oportunidade de vacinar ele. Foi uma boa para ele e para os outros cadeirantes. Graças a Deus ele não adoeceu, em casa estávamos com cuidados redobrados”, disse Lúcia Maria Mota Pereira, 62 anos, que levou o filho Cláudio Fernando Pereira Barbosa, de 28 anos, que é cadeirante e tem paralisia cerebral, para se vacinar contra a Covid-19. 

A vacinação está disponível para cadeirantes a partir de 18 anos, que fazem ou não tratamento nessas unidades de saúde. Foram disponibilizadas para este público específico cerca de 200 doses. 

“Está sendo feito um mapeamento para que também as pessoas com as demais deficiências possam, futuramente, ser contempladas. Nós centralizamos no CER do Olho d’Água e Cidade Operária, tendo em vista o acesso desses pacientes, porque muitos já frequentam as unidades. Além disso, são prédios adaptados que facilitam o acesso desses pacientes”, explicou a diretora administrativa do Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado. 

As unidades integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O equipamento de saúde oferece assistência a pessoas com deficiência intelectual, física ou múltipla, por meio de atendimentos com equipe multiprofissional.

Daucyana Castro