30 de junho de 2022

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, reduzido a espera de pessoas que aguardavam por uma cirurgia de catarata e pterígio. Entre os municípios que receberam recentemente a ação estão Paraibano, São Raimundo das Mangabeiras, Presidente Dutra e São Domingos do Maranhão. Nos quatro municípios, foram mais de 600 pessoas beneficiadas.

“Graças a Deus, essa oportunidade chegou. Já tinha feito em um olho, anteriormente, e, agora, fiz no outro. Fui muito bem recebido, bem tratado, e até o remédio me deram para eu ir tomando”, comemorou Antônio Oliveira Ferreira, de 60 anos, que foi submetido a cirurgia de pterígio no município de Paraibano. 

Em Paraibano, a ação aconteceu na última semana, quando foram contabilizadas 126 cirurgias, sendo 81 de catarata e 45 de pterígio.

Na última semana, a ação aconteceu também no município de São Domingos do Maranhão, onde foram realizadas 148 cirurgias, sendo 98 de catarata e 50 de pterígio. Ainda durante a ação, outras 129 pessoas passaram pela triagem e tiveram seus procedimentos agendados. 

São Raimundo das Mangabeiras e Presidente Dutra também receberam, na última semana, os procedimentos oftalmológicos do Programa Mais Cirurgias. Em São Raimundo das Mangabeiras foram realizadas 112 cirurgias, sendo 64 de catarata e 48 de pterígio. Já em Presidente Dutra, foram 91 cirurgias, 61 de catarata e 30 de pterígio. 

Juscelino Carvalho de Oliveira, de 44 anos, foi um dos pacientes atendidos no município de São Raimundo das Mangabeiras. “Estava com muita dificuldade de desempenhar as tarefas de casa, e no trabalho não conseguia resolver tudo 100%. Essa oportunidade é muito boa, muito legal mesmo. Estou muito agradecido ao Governo. Fazia tempo que precisava dessa cirurgia e foi um sucesso, finalmente consegui e estou muito feliz”, relatou. 

Em Presidente Dutra, uma das pacientes beneficiadas foi Maria Aparecida. “É muito cara uma cirurgia. Eu mesma estou aqui porque não tenho condição de bancar uma cirurgia dessa. Aqui, descobri que tenho que operar do olho direito, que nem sabia, daí da importância de uma oportunidade como essa, para checar como está a saúde. Muito bom, estou muito feliz”, ressaltou a paciente. 

O Programa Mais Cirurgias é desenvolvido pelo Governo do Estado e, nestes municípios, foi executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Estamos avançando por todo o estado. A cada semana são vários municípios que vêm recebendo as ações desencadeadas pelo Governo do Estado e com o apoio total da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares. Com esses procedimentos, estamos dando um importante passo para a redução significativa da demanda de cirurgias oftalmológicas em todo o Maranhão. É saúde de qualidade sendo levada a todos os maranhenses”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira