20 de outubro de 2023

Governo reduz espera cirúrgica com mutirão oftalmológico no Hospital Regional de Timon

Com esforço concentrado em otimizar o atendimento de pacientes do Leste do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. Cerca de 200 pacientes serão atendidos na ação. 

“Fortalecer a saúde do Maranhão sempre foi um compromisso do governador Carlos Brandão. O mutirão é mais uma ação para otimizar as cirurgias eletivas oftalmológicas, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes. E, para nós, o objetivo é ampliar esse cuidado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

A ação vai beneficiar os pacientes que passaram por triagem nos dias 14 e 15 de outubro, no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), em Timon.  Os exames laboratoriais, risco cirúrgico e as cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, unidade da rede estadual. 

Serão realizadas 70 cirurgias de catarata e 35 de pterígio na sexta-feira (20) e 60 cirurgias de catarata e 35 de pterígio no sábado (21), totalizando 200 cirurgias para tratamento de catarata e pterígio.

Catarata e Pterígio

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho) que pode causar visão nublada, tornando mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolvem lentamente e não perturbam a sua visão desde o início. 

O pterígio, por sua vez, trata-se de uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos. Em casos avançados chega a cobrir a pupila e interfere com a visão. As causas podem ser desde exposição à luz do sol sem uso de óculos de sol, sequidão nos olhos e irritação ocular causadas por poeira e vento.

Eduardo Ericeira