11 de agosto de 2023

Governo realizou mais de 600 mil atendimentos no Hospital Regional de Chapadinha

Por Vanessa Ribeiro

Na região do baixo Parnaíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou, em 10 de agosto de 2018, o Hospital Regional de Chapadinha. A unidade, que completou cinco anos de prestação de serviços à população, é referência para 27 municípios da região, e, desde a inauguração até o mês de julho deste ano, já realizou mais de 605.597 atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames.

A lavradora Evaneide Bezerra, de 52 anos, é uma das pacientes assistidas na unidade. Moradora de Santa Quitéria, há dois meses faz hemodiálise no Hospital Regional de Chapadinha, duas vezes por semana, e afirma que sua rotina ficou bem melhor com a possibilidade de fazer tratamento perto de casa. “Agora está bem melhor, pois era bem cansativo fazer hemodiálise em São Luís. Aqui é bem mais perto. O atendimento é maravilhoso, todos nos tratam muito bem”, afirmou.

Quem também foi beneficiada pelo hospital foi Antônia Valdeane, de 43 anos. Ela está internada na unidade de saúde para realizar o tratamento de uma Hernia Incisional, e se diz satisfeita. “Aqui somos muito bem tratados, a equipe é humanizada. O hospital tem uma estrutura muito boa também”, ressaltou.

O Hospital Regional de Chapadinha possui 62 leitos, sendo 26 de Clínica Médica, 26 de Clínica Cirúrgica, 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 25 cadeiras de hemodiálise, que funcionam nos três turnos, beneficiando 66 pacientes por dia. Até o mês de julho, já foram realizadas 49.627 sessões de hemodiálise na unidade.  O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O hospital oferta atendimentos nas especialidades de cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, infectologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, ginecologia, urologia e pediatria. Os pacientes contam ainda com exames laboratoriais, além dos mais complexos, como endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, raio-x, ultrassonografia, tomografia, entre outros.

Em cinco anos de funcionamento, já foram realizadas na unidade hospitalar 21.892 internações, 51.885 consultas, 11.575 cirurgias e 520.245 exames. Números expressivos que demonstram a importância do HRC para a região, como frisa a diretora administrativa da unidade, Angelica Maggioni Neto.

“Durante esses 5 anos de atendimento o Hospital Regional de Chapadinha mostrou sua relevância na saúde de 27 municípios da nossa região. Tantas consultas, exames, cirurgias que antes eram encaminhados a capital agora são realizados aqui, trazendo mais comodidade e conforto aos nossos pacientes. Toda nossa equipe trabalha arduamente para manter o padrão de qualidade do hospital. Somos referência para, além da cidade de Chapadinha, outros 27 municípios, sendo 13 da Regional de Saúde Chapadinha e 14 da Regional de Itapecuru”, destacou.