17 de agosto de 2023

Governo realiza segunda edição da Campanha de Doação de Sangue na UPA e Policlínica Vinhais

Por Vanessa Ribeiro

Para aumentar os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e reforçar a importância da doação de sangue, o governo realizou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínica Vinhais, nesta quinta-feira (17), a II Campanha de Doação de Sangue, que este ano teve como tema: “Nosso time dá o sangue pela vida. Junte-se ao nosso time!”

A ação contou com a solidariedade de pacientes, acompanhantes e funcionários das unidades de saúde, como a dona de casa Maria da Penha, que foi realizar uma consulta de rotina e aproveitou para doar sangue pela primeira vez. “Eu sempre tive vontade de doar, mas tinha um pequeno medo, então vim a uma consulta de rotina e a enfermeira perguntou se eu poderia doar e eu vi uma oportunidade. Estou feliz por salvar vidas, ajudar o próximo”, disse.

O diretor de Planejamento, Governança e Inovação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Paulo Ronchi, destaca a importância da doação de sangue. “É um ato solidário, um ato de humanidade. Cada doador replica essa solidariedade para até quatro pessoas. Então, é fundamental que cada pessoa que esteja apta a fazer sua doação, faça. Estamos na UPA e Policlínica do Vinhais, nesta campanha especial para aumentar os estoques do nosso banco de sangue, mas nos demais dias podem ir até o Hemomar”, afirmou.

A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas, mas segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue regularmente, quando o ideal seria pelo menos de 3% a 5% da população brasileira.

A diretora técnica da UPA Vinhais, Cleide Araújo, pontua que neste segundo ano de campanha a expectativa de doações é ainda maior. “Sabemos que uma pessoa pode salvar até quatro vidas, então é muito importante o engajamento de todos nessa campanha. É muito lindo salvar vidas, e doando o sangue que passa pelas nossas veias a gente pode levar para pessoas que estão precisando hoje”, disse.

Para que os estoques de sangue fiquem adequados e atendam a demanda na capital e hemonúcleos espalhados pelo Maranhão são necessárias 250 doações diárias. De janeiro a julho deste ano já foram realizadas 27.765 doações.

A coordenadora de coleta externa do Hemomar, Walma Costa, ressalta que as coletas externas ajudam a elevar os estoques, por onde as pessoas estão. “O que a gente quer é facilitar a vida das pessoas que querem doar, levando o Hemomar para mais próximo delas. Sempre nas ações de coletas externas o número de pessoas que doa é significativo, é justamente por isso que, sempre que possível, atendemos as solicitações para essas ações. As parcerias são muito importantes. Estamos de portas abertas para todos”, destacou.

A próxima ação de coleta externa será no sábado (19), na Igreja Cristo dos Santos do Últimos Dias, na Cidade Operária, das 9h às 17h. Para solicitar a ida da equipe da coleta externa, basta ligar para o setor de Serviço Social do Hemomar pelo telefone (98) 3210-5034.

Critérios para doação de sangue:

– Ter idade entre 16 e 69 anos, se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável.

– Pesar mais de 50 kg;

– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;

– Estar em boas condições de saúde.

– Entre outros avaliados durante a triagem.

FOTOS: Francildo Falcão e Ricardo Zacheu

Daucyana Castro