11 de fevereiro de 2022

Governo realiza Saúde na Praça neste fim de semana em Caxias

Fotos: Laécio Fontenele

O Governo do Estado promove neste sábado (12) e domingo (13) ações do Saúde na Praça no município de Caxias. Nos dois dias, cerca de 300 pessoas poderão passar por uma triagem para a realização de cirurgias de catarata e pterígio e os procedimentos acontecerão no Complexo Hospitalar Gentil Filho, logo após avaliação dos pacientes. Em paralelo às cirurgias, no sábado (12), o poder público estadual promoverá na unidade, em formato drive-thru, testagem para a Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o programa é reflexo do compromisso do Governo do Estado com a população maranhense. “Essa é mais uma das ações estratégicas da atual gestão para facilitar o acesso aos serviços de saúde. Com o Saúde na Praça, agilizamos a realização de cirurgias e oferecemos outros serviços, de acordo com a realidade de cada região”, conta o secretário.     

“O Saúde na Praça foi uma ação exitosa iniciada em agosto do ano passado, que esteve presente em vários bairros de São Luís e também no interior do estado, beneficiando centenas de pessoas, devolvendo qualidade de vida e saúde à comunidade. Em 2022, estamos retomando esse projeto e Caxias será o primeiro município a receber essa ação de saúde, realizada com o objetivo de reduzir a demanda reprimida causada pela pandemia”, explicou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

A ação, coordenada pela EMSERH, acontece das 8h às 16h. As senhas para a triagem são limitadas. A testagem acontecerá em formato drive-thru, com acesso pela Avenida Principal. Já os pacientes que passarão pela triagem para os procedimentos oftalmológicos, terão acesso à unidade pela Rua São João.

“A estratégia de testagem segue sendo uma importante ferramenta no enfrentamento à pandemia e estamos ampliando para o interior do estado. O objetivo é identificar assintomáticos e também pessoas com sintomas leves e orientá-los ao isolamento social a fim de evitar a contaminação de outras pessoas”, frisou Aarão Neto, gerente de Planejamento da EMSERH.

Para atendimento devem ser apresentados documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]