2 de outubro de 2023

Governo realiza programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito no Hospital Geral da Vila Luizão

Ações educativas alusivas à Semana Nacional de Trânsito foram executadas, nesta quinta-feira (28), com as equipes do Hospital Geral da Vila Luizão. “No trânsito, escolha a vida” foi o tema da palestra na unidade integrada à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código Brasileiro de Trânsito, tendo como objetivos a educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

A enfermeira Wandercya Talge, que integra o NEP do Hospital Geral da Vila Luizão, destaca que a ação faz parte da programação educativa aos colaboradores, contribuindo para conscientização e participação da equipe em campanhas por melhor qualidade de vida e saúde. “É importante poder trazer informação de qualidade a nossos colaboradores, que além de adquirirem conhecimento, atuam como multiplicadores de temas relevantes ao universo de nossos pacientes”, explicou. 

Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, em parceria com o Detran-MA, a atividade buscou fornecer orientação sobre regras de trânsito, visando minimizar os índices de acidentes automobilísticos, enfatizando trânsito seguro e o uso de dispositivos de segurança. Na ocasião, foi sorteado um capacete aos participantes. O Hospital Geral da Vila Luizão é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

O assistente de trânsito Alexandre Carlos Silva Pereira apresentou aos presentes dados informativos sobre a quantidade e gravidade dos acidentes no estado, evidenciando a importância do respeito às regras de trânsito na prevenção e redução de danos dos acidentes. 

“A maior prevenção é o cumprimento das regras estabelecidas no CTB. Usar equipamentos de proteção, ter respeito aos limites de velocidade e, principalmente, uso de equipamentos de segurança por motociclistas”, disse. 

A recepcionista Márcia Virgínia Oliveira foi a premiada com um capacete durante o encontro. Ela avaliou positivamente o aprendizado adquirido. “Fiquei muito feliz, não apenas pelo capacete, mas pelos conhecimentos. Como motociclista, sei que a segurança é fundamental para ir e vir com tranquilidade todos os dias no trânsito”.

Eduardo Ericeira