20 de dezembro de 2023

Governo realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em Itapecuru-Mirim

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou o mutirão de cirurgias oftalmológicas no município de Itapecuru-Mirim. As 161 cirurgias de catarata e 136 de pterígio ocorreram sábado (16) e domingo (17), no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, unidade gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

Com a ação, 297 pacientes de 14 municípios da região foram beneficiados. O mutirão tem o objetivo reduzir a demanda de cirurgias de catarata e pterígio e promover melhor qualidade de vida aos maranhenses. 

“Precisamos continuar com ações como essa que possibilitaram a milhares de maranhenses voltar a enxergar a vida com nitidez. Por determinação do governador Brandão, as cirurgias nas mais diversas especialidades estão acontecendo em todo o Maranhão”, frisou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.  

As cirurgias ocorreram no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca. “Esse mutirão foi de grande relevância para toda a população e os municípios vizinhos. Essa realização do Governo do Estado beneficiou a população carente não só de Itapecuru como pacientes de 14 municípios, que fazem parte da regional de Itapecuru. Muitas pessoas precisavam desse tratamento e não tinham condições de realizar. E graças ao mutirão, muitos fizeram suas cirurgias”, destacou a diretora geral do hospital, Ivanderlande Nascimento. 

Os pacientes tiveram acesso a vários atendimentos como exames de mapeamento de retina, biomicroscopia, biometria, tonometria, exames laboratoriais, aferição de pressão arterial, glicemia e risco cirúrgico.  

Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, 64 anos, que mora na região do Entroncamento, era só alegria. “Agradeço muito por esse mutirão. Eu agradeci no dia da cirurgia e agradeço novamente pois tenho muita consideração pelo que fizeram. Só posso agradecer a Deus por todos que fizeram esse mutirão”, disse.

Fotos: ASCOM / Itapecuru-Mirim

Daucyana Castro