28 de agosto de 2023

Governo realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em Imperatriz

Por Samir Aranha

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) promoveu, no último sábado (26), em Imperatriz, um mutirão de cirurgias oftalmológicas que beneficiou 168 pacientes da Região Tocantina. Foram 112 cirurgias de catarata e 56 de pterígio.

O mutirão dá continuidade às ações de promoção à saúde oftalmológica, que tem por objetivo reduzir a demanda da região pelas cirurgias de catarata e pterígio e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos. Em 2022, foram realizados 20.909 procedimentos oftalmológicos em todo o Maranhão, que possibilitaram a milhares de maranhenses voltar a enxergar a vida com nitidez.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca o compromisso do governador Carlos Brandão em promover ações que favoreçam os maranhenses. “Estamos intensificando as cirurgias eletivas para dar conta da demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19. Por determinação do governador Brandão, as cirurgias nas mais diversas especialidades estão acontecendo em todo o Maranhão”, contou.

Segundo o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, os mutirões oftalmológicos representam uma forma de acesso rápido e eficiente para garantir a mudança na qualidade de vida das pessoas. “Seguimos com determinação e empenho, buscando atender cada vez mais, e melhor, as pessoas de todas as regiões do Maranhão. Tudo isso em sintonia com a orientação do Governo do Estado, que tem como prioridade cuidar do nosso povo com dedicação”, destacou.

José Augusto de Oliveira era só alegria e agradecimento após realizar a cirurgia de catarata. “Para mim foi uma maravilha, estava quase cego e agora tô enxergando bem. Estou feliz, é uma benção”, exclamou.

A aposentada Vicença Saraiva Lima, de 72 anos, moradora da cidade de João Lisboa, fez questão de agradecer o atendimento recebido. “Tinha muito tempo que tinha catarata, só agora que resolvi. Só tenho a agradecer, fui muito bem tratada por todos, com muito carinho e atenção ao meu caso”, disse.

Os mutirões oftalmológicos na Região Tocantina continuam no próximo mês, quando está prevista a realização de mais 600 cirurgias.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira