6 de fevereiro de 2024

Governo realiza cirurgia de alta complexidade do trato urinário em unidade da rede estadual em Timon

Por Daucyana Castro

Uma cirurgia inédita foi realizada sábado (3), no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco. Na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Timon, foi realizada a primeira Pieloplastia Videolaparoscópica para tratamento da estenose de JUP, que é a junção ureteropélvica. Na rede estadual, o procedimento é realizado também no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

“É uma grande conquista para a nossa saúde, trazendo resolutividade para a nossa região. Com esse procedimento conseguimos evitar que uma paciente tão jovem perdesse o rim. É o SUS resolutivo em casos de alta complexidade também”, pontuou a diretora geral do Hospital Alarico Nunes Pacheco, Ana Patrícia Bringel.

Em alguns casos, o ureter, canal que liga o rim até a bexiga, pode ser obstruído, provocando a necessidade do procedimento cirúrgico para restabelecer o fluxo urinário do paciente. A cirurgia foi realizada em uma paciente, de 24 anos, residente no município de Timon. “Muitas dores eu sentia por conta desse problema renal. Eu tinha dores nas costas, no abdômen, vivia indo ao hospital para tomar remédio. E agora com a cirurgia eu espero ter uma qualidade de vida melhor, sem dores, uma vida saudável”, disse Arislene Batista Santos. 

A diretora clínica da unidade, Nayana Costa, comemorou a cirurgia complexa e minimamente invasiva realizada no hospital. “É uma cirurgia considerada de alta complexidade, ocasionada por uma doença chamada estenose de JUP, normalmente congênita e que com o passar dos anos e idade, se não tiver tratamento adequado, a tendência é perder o rim. Foi uma cirurgia inédita na região pela equipe de urologia. O procedimento foi realizado com sucesso em nosso serviço”, frisou a diretora clínica.  

O procedimento, Pieloplastia, busca restabelecer o fluxo normal de urina e restaurar a junção ureteropélvica para evitar complicações do sistema urinário e preservar as funções renais do paciente. A cirurgia foi realizada pelos urologistas Victor Ulisses e Candilberto Lima Lopes Filho.  

“O tratamento na maioria das vezes é cirúrgico e curativo ao mesmo tempo. Transcorreu tudo bem e paciente com previsão de alta para amanhã [terça]. O grande avanço é a abordagem videolaparoscópica no SUS no interior do Estado, com equipe de urologia à disposição e aparelhos adequados, descentralizando os serviços de saúde no Maranhão, levanto a alta complexidade para o interior, a resolutividade para perto dos pacientes, evitando o deslocamento para São Luís. E claro reforçar a proatividade das equipes e do hospital”, disse o médico urologista Candilberto Lima Lopes Filho. 

O Hospital Alarico Nunes Pacheco integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro