29 de abril de 2019

Governo realiza atividades de prevenção e combate a hipertensão arterial no Parque do Itapiracó

Com o intuito de levar informação e estímulo ao estilo de vida mais saudável, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram na manhã deste sábado (27), na Praça do Atleta no Parque do Itapiracó, promovendo atividades de prevenção e combate a hipertensão arterial com os moradores da região. Na oportunidade, foram oferecidos atendimentos de aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, ginástica funcional, alongamento e aulão de zumba.

A atividade deu continuidade ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, cujo DIA D aconteceu na sexta-feira (26) no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante, unidade da rede estadual com ambulatório especializado em hipertensão e diabetes.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, a ideia de trazer os serviços para o Parque do Itapiracó foi devido o ambiente ser destino daqueles que praticam exercícios físicos em busca de uma melhor qualidade de vida. “A prática de atividades físicas é uma das medidas de prevenção à hipertensão arterial. Juntamente com ela, a nossa presença hoje aqui será feita com abordagem corpo a corpo, compartilhando instruções e ações educativas com as pessoas presentes”, contou.

WhatsApp Image 2019-04-29 at 08.25.58

Medição de pressão arterial (Foto: Márcio Sampaio)

A equipe era formada por 20 profissionais de saúde, entre eles dois nutricionistas, um clínico geral, cinco enfermeiros, três educadores físicos, além dos técnicos da Atenção Primária da SES. A ação teve ainda o apoio da Prefeitura Municipal de São Luís.

Genário Silva, de 55 anos, foi um dos beneficiados pela ação educativa da SES. Ele parabenizou a equipe e disse estar feliz com o resultado da aferição de pressão e glicemia. “Estou com saúde de garoto. Minha pressão arterial e taxa de glicemia estão ótimas. Ações como esta são sempre bem-vindas e a população agradece esse cuidado especial que está sendo dedicado”, disse.

Segundo o superintendente de Atenção Primária da SES, Márcio Menezes, mobilizações do tipo aproximam as pessoas de um quadro de saúde considerado integral. “A gente sabe que o problema da hipertensão arterial perpassa por questões que envolvem os hábitos de vida. E o que queremos aqui é preveni-las de chegar ao uso do tratamento medicamentoso, incentivando-as a cuidarem do corpo e da mente de uma maneira simples e didática, a fim de terem acesso às informações que são de necessidade pública”, comentou.

Quem também aproveitou a ação foi Maria Cristina Rabelo, de 41 anos. Após ter sido diagnosticada com princípio de hipertensão, ela prontamente começou a cuidar da saúde mudando hábitos alimentares e do cotidiano.

“Eu sentia muitas dores na nuca e nas pernas, o médico me alertou de que se isso não fosse logo corrigido poderia evoluir para um quadro de hipertensão arterial. Desde então decidi mudar minha vida. Antes, eu pesava 86 kg e agora, estou com 66 kg. Minha pressão era de 16 e agora está em 13. Minha vida agora é outra e eu recomendo muito que todos façam o mesmo”, comentou Maria Cristina.

Neste domingo (28), a ação preventiva continuará na Feirinha São Luís, localizada na Praça Benedito Leite, Centro. Também serão oferecidos à população serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, dicas sobre alimentação saudável, além de testes em antropometria, hipertensão arterial e aulão de zumba.

Com as mobilizações, a rede de assistência da Atenção Primária da SES reforça ações de prevenção e combate a hipertensão arterial, investindo em melhor qualidade de vida das pessoas, evitando o surgimento de doenças.