27 de março de 2023

Governo realiza atividade de prevenção a doenças de colorretal

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira (24), atividades de prevenção sobre doenças de colorretal na Policlínica Diamante, em São Luís. Na programação houve aferição de pressão, teste de glicemia e uma palestra com o médico coloproctologista José Arimatéa Alves de Carvalho Júnior.

O médico coloproctologista José Arimatéa Júnior destacou a importância de medidas preventivas. “Esse momento é importante porque passamos informações relevantes aos pacientes, familiares e acompanhantes de uma forma geral a respeito deste câncer que é o terceiro que mais acomete homens e mulheres. Focamos sempre que o ideal é prevenir a doença, o câncer do intestino na grande maioria dos casos é prevenível. Caso a pessoa seja acometida pelo câncer, com o diagnóstico precoce, o paciente tem até 90% de chance de cura”, pontuou.


Entre os principais sintomas do câncer no colorretal estão: sangramento nas fezes, diarreias crônicas, perda de peso, anemia, massa abdominal. Há várias formas de prevenir a doença como o combate ao sedentarismo, evitar o excesso de bebida alcóolica e a ingestão de carne vermelha, dieta rica em fibras, combate à obesidade e ao tabagismo.

Vanésia Lopes Pereira de Castro há 15 anos fez uma cirurgia retal. Desde então precisa do acompanhamento dos médicos proctologista e gastroenterologista. Foi esse último especialista que solicitou que ela fizesse um exame de colonoscopia.

“Sinto dores na região do abdome com certos alimentos, por isso o gastro indicou esse exame. Procurei a Policlínica Diamante e fui muito bem recebida. Vim marcar meu exame e ainda tive informações relacionadas ao nosso organismo, muito legal”, ressaltou a técnica em enfermagem.

O casal Raimundo e Dores Alves se deslocou até à unidade para marcação de exames e aproveitou para participar das atividades oferecidas.


“É muito importante o que está acontecendo porque é uma forma de prevenirmos doenças. A cura é melhor pela prevenção do que pelo tratamento. Eu, por exemplo, não descuido, faço todos os exames necessários e hoje em dia quando vou ao hospital nunca mais é como doente, e sim, para fazer meus exames de rotina”, destacou Raimundo Alves.


Dores Alves também aprovou a iniciativa. “Essa ação é muito relevante, quando a gente fala de prevenção, a gente está se cuidando, evitando descobrir uma doença de forma tardia, o que vai ajudar na cura. O câncer, por exemplo, é mais fácil de tratar quando tem um pequeno nódulo do que quando está espalhado pelo corpo. Então, qualquer orientação, informação, cuidado com a saúde no sentido de prevenir é importante”, reforçou.


A Policlínica Diamante, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), tem ambulatório de proctologia e também outras especialidades. “Já temos o atendimento destinado à população do Maranhão nesta especialidade há muitos anos. A ideia de trazermos uma roda de conversa com um dos nossos proctologistas é justamente no sentido de aproximar a população desses profissionais, mostrar a importância de uma consulta preventiva, repassar informações importantes relacionadas a sintomas e tratamento, sobre a prevenção das doenças envolvendo o colorretal e também a importância do diagnóstico precoce. É algo que vamos manter dentro da programação da unidade”, relatou a diretora geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques.

Daucyana Castro