13 de março de 2024

Governo realiza ações do programa Cuidar de Todos Cirurgia no Hospital Regional de Timon

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou quase 50 cirurgias de histerectomia e laqueadura no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. A ação integra o Programa Cuidar de Todos Cirurgia, organizado pela rede estadual de saúde para levar procedimentos como esses aos diversos municípios da região.

A iniciativa é fruto de uma demanda da própria região, que contou com a ação entre os dias 8 e 10 de março, facilitando o acesso a quem precisa de procedimentos cirúrgicos como histerectomia (retirada de útero), laparotomia (abertura cirúrgica da cavidade abdominal), laqueadura e colpoperineoplastia (correção da musculatura da vagina). Ao todo, 47 cirurgias foram executadas no período.

A diretora-geral do Hospital Alarico Nunes Pacheco, Ana Patrícia Bringel, explica que o mutirão visa proporcionar um atendimento de qualidade, oferecendo às mulheres a oportunidade de planejar seu futuro reprodutivo de forma segura.

“Atender as pacientes que necessitam da laqueadura e que estavam aguardando ansiosamente na nossa fila cirúrgica é muito gratificante. Como determina o Governo do Estado, continuaremos com os mutirões até zerar a fila de espera por esse tipo de procedimento”, disse.

Este é o terceiro mutirão consecutivo realizado na unidade, beneficiando pacientes não só de Timon, como também mulheres dos municípios de Parnarama, Matões do Norte e São Francisco, que compõem a regional. Ao todo, 103 mulheres já foram beneficiadas.

Serviços disponíveis no Hospital Regional de Timon

Unidade vinculada à rede da SES, o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco oferece atendimentos nas áreas de obstetrícia, urgência e internação, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia e ambulatório ortopédico, nefrologia, nutrição, psicologia, cardiologia (parecer e risco cirúrgico), ultrassonografia, radiologia, clínica médica (internação e ambulatório), pediatria (internação e ambulatório), regulação oncológica, anestesiologia e proctologia. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).