19 de janeiro de 2023

Governo promove treinamento sobre qualidade no atendimento em unidades da capital

Com o objetivo de prestar um atendimento cada vez melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Estado promoveu, na última semana, o Treinamento de Qualidade no Atendimento, voltado para unidades gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A capacitação aconteceu no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), em São Luís. Reuniu profissionais que atuam em setores de atendimento ao público.

“Trabalhamos, diariamente, para cumprir a nossa missão, que é prestar um serviço de assistência em saúde à nossa população com qualidade e eficiência. É fundamental que todos os colaboradores ofereçam um atendimento humanizado”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 

Participaram da ação profissionais como porteiros, maqueiros, recepcionistas, supervisores administrativos e de atendimento, além de colaboradores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Policlínicas e hospitais de São Luís gerenciados pela EMSERH. Ao longo deste ano, outros treinamentos serão realizados. 

O gerente de Gestão da Qualidade da EMSERH, Moisés Serra, destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante aos usuários não apenas o serviço, mas um serviço de qualidade e excelência. 

“A ideia de promover este treinamento foi justamente para mostrar a importância do tema e as ferramentas necessárias para que a gente possa atender com qualidade e dentro de todas as camadas de profissionais. Os usuários precisam se sentir acolhidos e sair com a certeza de que receberam o melhor atendimento possível”, afirmou Moisés Serra.

O especialista da Qualidade da EMSERH, Pablo Ayres, explica que o treinamento é focado tanto na qualidade do atendimento quanto na humanização. “A gente entende que o profissional que está dentro da unidade precisa tratar bem o usuário, que já chega debilitado tanto emocionalmente quanto fisicamente e o mínimo que ele merece é esse tratamento humanizado”, frisou.

Um dos pontos em pauta durante o treinamento foi o atendimento às pessoas deficientes e à população LGBTQIAP+, que são respaldados por uma legislação específica. “Visamos transferir para os profissionais que estão na ponta do atendimento, um conhecimento básico sobre os direitos que essas pessoas têm no atendimento nas nossas unidades. A gente tem preparado as nossas equipes para que atendam todas pessoas bem, com todo o direito, afeto e respeito que precisam ter e lhes é garantido por lei”, destacou Thayanny do Vale, assistente social especialista da Qualidade da EMSERH.

Rafaela Souza, que trabalha no NEP da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque Vitória, ressalta a importância de capacitações para que se mantenha sempre um serviço de excelência. 

“É importante a gente manter esse contato mais próximo com a EMSERH nesses treinamentos, para ficarmos sempre atualizados, principalmente nessa questão de atendimento. O foco principal de todos aqui é atender da melhor forma os nossos usuários. Esse é o objetivo maior, prestar o melhor atendimento possível”, afirmou Rafaela Souza.

Eduardo Ericeira