23 de janeiro de 2024

Governo promove primeiro mutirão oftalmológico do ano e realiza mais de 500 cirurgias no município de Timbiras

Fotos: Ricardo Zacheu

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), promoveu, na sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, no município de Timbiras. Nos três dias de atendimento, 530 procedimentos foram realizados na ação, sendo 317 de pterígio e 213 de catarata, no Hospital Regional de Timbiras.

“Só alegria para todos nós que fomos atendidos. Agora é aguardar a recuperação, ir para casa, seguir as recomendações médicas e se recuperar bem. Um sonho realizado”, disse Raimundo Silva, um dos mais de 500 pacientes atendidos durante o mutirão oftalmológico.

Seu Raimundo foi um dos beneficiados pelo mutirão

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a agilidade na cirurgia e no tratamento são fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas no Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas. 

“Começamos com as cirurgias eletivas, tomando mais uma vez ações concretas para o atendimento de qualidade da população maranhense. Estamos fazendo mais para ampliar, qualificar e acelerar os atendimentos, melhorando o dia a dia de pessoas como o Raimundo Silva e o João Costa, assistidos no mutirão em Timbiras”, frisou.

O aposentado Joao da Costa não pensou duas vezes quando teve a oportunidade de fazer a cirurgia oftalmológica. “Fiz de um lado e depois vou fazer do outro olho. Estou muito feliz. Uma alegria muito grande poder ser operado de graça, porque se fosse pagar com dinheiro seria complicado. Estou muito feliz porque vou poder enxergar melhor”, comemorou.

O aposentado João era só alegria

Os Mutirões de Cirurgias Eletivas são iniciativas do Governo do Estado, executados pela SES em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Instituto Acqua e Instituto Vida e Saúde (Invisa), organizações responsáveis pela administração de equipamentos da rede estadual de saúde onde os procedimentos estão sendo feitos. 

Para o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, a expectativa é reduzir a fila de espera por cirurgias. “Em 2024 vamos continuar com a organização de ações que possam reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam por cirurgias. Já foram várias ações realizadas nos anos anteriores e a resposta que temos por parte da população maranhense é sempre muito positiva”, frisou. 

A ação do Governo do Estado é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Nagib.

Daucyana Castro