22 de fevereiro de 2024

Governo promove Dia D de conscientização à fibromialgia na Policlínica Coroadinho

Por Samir Aranha

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) promoveu, nesta quinta-feira (22), “Dia D de alerta e conscientização sobre o diagnóstico e tratamento da fibromialgia”, na Policlínica do Coroadinho, em São Luís (MA). A ação fez parte de atividades de orientação sobre doenças crônicas invisíveis como Alzheimer, fibromialgia e lúpus (nome científico: Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES). A programação incluiu palestras, dinâmicas e roda de conversa, com informações sobre a síndrome, diagnóstico e tratamento.

A Policlínica do Coroadinho possui um ambulatório de referência em tratamento da dor para atendimento de pacientes com fibromialgia. Na unidade uma equipe multidisciplinar promove atendimento e acolhimento às demandas dos pacientes com o objetivo de promover acompanhamento visando a manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

A fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

O médico especialista em dor, Marcelo Igor, alerta que até mesmo os exames de imagem devem ser interpretados com muito cuidado, pois nem sempre os achados da radiologia são a causa da dor do paciente. “A fibromialgia pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, o que muitas vezes dificulta uma completa melhora destes pacientes”, destacou.

A enfermeira especialista em cuidados paliativos Jupiramar Tito, que também é portadora de fibromialgia, comenta que esse longo trajeto diagnóstico como um dos fatores que fragilizam o paciente. “Por ser uma condição de diagnóstico de exclusão, a paciente muitas vezes já chega com um histórico longo de atendimento em outros especialistas. Esse cansaço, adicionado ao desgaste são barreiras que lutamos diariamente para transpor”, disse.

O diretor clínico da EMSERH, Ricardo Martins, destaca a importância do acompanhamento constante e realizado por profissionais qualificados para a efetividade do tratamento da fibromialgia. “A Policlínica oferta suporte multidisciplinar com profissionais especializados na gestão de dores crônicas e, sobretudo, o acolhimento tão necessário a este público. É preciso que o paciente saiba que não está só e que conviver com a dor não precisa ser um fardo terrível e instransponível”, afirmou.

O diagnóstico de fibromialgia é eminentemente clínico, com a história, exame físico e exames laboratoriais auxiliando a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes. Não há alteração dos exames que indicam inflamação, como a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a proteína C reativa.

A servidora pública Margareth Araújo foi diagnosticada com fibromialgia há 6 anos, e que os sintomas a acompanham há mais de 25 anos. “O diagnóstico vem como um alívio e uma esperança, pois muitas vezes chegamos a duvidar de nossas próprias sensações. É uma luta diária, mas que com a certeza do acolhimento se torna um pouco mais leve. Sou grata por ter aqui uma equipe que me acompanha e conhece as especificidades que o nosso atendimento prescinde”, avaliou.

Na Policlínica Coroadinho, pacientes de fibromialgia tem acompanhamento nas especialidades médicas de neurologia, reumatologia, nutrição e psiquiatria. Além disso, há atendimento especializado em nutrição, psicologia e equipe de enfermagem. A unidade de saúde foi inaugurada pelo Governo do Estado no dia 1º de abril de 2022. Desde que foi entregue o equipamento de saúde, em fibromialgia, foram realizadas 1.881 consultas. São atendidos em média 30 pacientes por semana. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

AGENDAMENTO

Para a marcação de consultas na Policlínica Coroadinho é preciso ter encaminhamento médico de unidade do SUS para uma das especialidades ou exames ofertados na unidade. Para agendar, basta se dirigir a uma das unidades do Viva Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão).

Outros canais de marcação são o site www.procon.ma.gov.br, o APP Viva Procon ou, ainda, o número do Disque Saúde (98) 3190-9091. Há marcação presencial na unidade excepcionalmente para os atendimentos em fibromialgia.

Daucyana Castro