10 de março de 2023

Governo promove ação de prevenção à saúde renal no Centro de Hemodiálise São Luís

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou, esta semana, ação alusiva ao Dia Mundial do Rim, no Centro de Hemodiálise São Luís.

Pacientes, acompanhantes e a comunidade do entorno do Centro participaram na quinta-feira (9) de várias ações e tiveram acesso a serviços, como aferição de pressão arterial, teste rápido de glicose, consultas com equipe multidisciplinar, nutricionista, psicóloga e assistente social.

“Toda nossa equipe está envolvida para levar assistência de qualidade e bem-estar às pessoas. Estamos oferecendo, dentre outros serviços, multivacinação e exame de creatinina, que consegue detectar qualquer alteração renal. É um dia de atividades para trabalharmos informações de extrema importância em relação aos cuidados com a saúde renal”, pontuou Patrícia Ferreira, diretora do Centro de Hemodiálise São Luís.

A campanha deste ano tem como tema ‘Saúde dos Rins e Exame de Creatinina para todos’, e visa informar a população sobre importância dos cuidados com os rins, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

“O exame de creatinina é sensível para doenças renais por isso o utilizamos para auxiliar a verificar a função dos rins. Pessoas que têm diabetes, pressão alta, histórico de doença, cálculo renal, sangue na urina ou espumando, devem dosar a creatinina. Pacientes assintomáticos, também, pois os sintomas podem só aparecer nas fases mais avançadas, quando não se pode auxiliar tanto esse paciente, daí a importância de ofertar à população”, explicou o nefrologista, Bruno Brito.

A dona Sebastiana Campos é moradora do Monte Castelo e ficou sabendo da ação no Centro de Hemodiálise São Luís, então foi até o local. Na unidade de saúde administrada pela EMSERH, ela foi submetida ao exame de creatinina.

“Há anos eu doei um rim para o meu marido e ajudei ele a viver por mais 17 anos e 4 meses depois do transplante. Foram 39 anos juntos, ele faleceu em julho de 2021, mas sei que fiz minha parte. Por ter só um rim já algum tempo, é importante manter os cuidados, a prevenção é o mais importante, por isso aproveitei a ação para fazer os exames necessários”, relatou a pensionista.

O Centro de Hemodiálise São Luís tem três anos de funcionamento. Em 2022, realizou 31.031 sessões de hemodiálise e nos dois primeiros meses de 2023 já foram realizadas 5.286 sessões. Com 40 cadeiras de diálise, o Centro tem capacidade para atender 240 pacientes e funciona em três turnos, de segunda a sábado. O espaço conta com equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Composta por salas de hemodiálise, estabilização, farmácia, entre outros serviços, a unidade atende pacientes da capital e também do interior, que são regulados por meio da Central de Regulação de Diálise do Estado.

Uma destas pacientes é a dona Maria Pedrolina Cantanhede Sousa, paciente da unidade de saúde há quase dois anos. Além de ter feito a sessão de diálise neste Dia Mundial do Rim, ainda pode vacinar contra Difteria, Tétano e Covid-19, já com a mais nova vacina a bivalente, por ser idosa.

“Eu gosto muito de avaliar e me tratar quando estou com algum tipo de problema, é o meu forte. Graças a Deus até agora não encontrei nenhuma dificuldade aqui no Centro de Hemodiálise, são profissionais que cuidam de nós. Ainda aproveitei para vacinar nesta ação, eu confio muito no trabalho de toda a equipe”, ressaltou a gestora de escola.

Por Eduardo Ericeira

Fotos de Francildo Falcão

Daucyana Castro