13 de dezembro de 2023

Governo promove ação de incentivo a autonomia e autorreconhecimento de talentos no Centro TEA

Por Samir Aranha

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta ação no Centro TEA 12+. A atividade marcou o início da temporada natalina, além de alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, com o tema ‘Construindo cultura de paz e não capacitismo’. O dia de atividades incentivou a autonomia e o autorreconhecimento de talentos.

Reunindo pais, jovens atendidos na unidade e membros da equipe multidisciplinar, na última segunda-feira (11) teve início com uma apresentação musical com temas natalinos em ritmo de samba dando boas-vindas aos pacientes. Na sequência, jovens atendidos e seus tutores participaram de atividades terapêuticas em grupo, que incluíram musicalização, movimento e ritmo, descoberta de talentos e planejamento de vida.

Já à tarde foi realizada a celebração de natal, com instalação da árvore, em que cada participante pode contribuir na decoração com bolas personalizadas com seus nomes. 

A diretora-geral do Centro TEA 12+, Izabella Trinta, explicou que as atividades fazem parte do projeto de acolhimento proposto pela casa. “É um dia importante em nosso calendário por trazer os pais para dentro das oficinas e, por meio da ludicidade, interagir e evidenciar talentos e planos de vida que vislumbrem a autonomia e melhor qualidade de vida aos nossos atendidos. Foi um dia lindo com muitas ações”, comemorou. 

A dona de casa Jôse Nogueira elogiou a programação e o atendimento recebido no Centro TEA 12+. Mãe dos gêmeos Luís Otávio e Felipe Gabriel, de 14 anos, ela se vê acolhida. “Natal é tempo de agradecer e eu sou cheia de gratidão por esse momento. É notável o desenvolvimento que meus filhos têm apresentado desde o ingresso nas atividades do Centro TEA 12+. Sou grata a cada atendimento e a cada colaborador pelo trabalho desenvolvido”, disse. 

Centro TEA 12+


A unidade, pioneira no atendimento a pacientes no espectro autista com mais de 12 anos no estado, integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), reunindo em seu espaço todas as facetas do acompanhamento multidisciplinar no mesmo espaço, garantindo maior agilidade e conforto aos pais, tutores e pacientes.

O espaço conta com sala multidisciplinar, sala de grupo terapêutico, consultórios multidisciplinares, sala de atividades em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar. Possui ainda o setor de oficinas terapêuticas.

Daucyana Castro