14 de outubro de 2022

Governo promove ação alusiva à Campanha Outubro Rosa na Policlínica Diamante

FONTE: SES/MA

FOTOS: Márcio Sampaio

Na Policlínica Diamante, o Governo do Estado promoveu, nesta sexta-feira (14), uma programação alusiva à Campanha Outubro Rosa. A ação, voltada para mulheres de 40 a 69 anos, incluiu a oferta de exames de mamografia, testes rápidos para detecção de Hepatites A e B, Sífilis, HIV/Aids, bem como aferição de pressão arterial e glicemia.

De acordo com a diretora geral da Policlínica Diamante, Chesluzia Farias, a mobilização reforça as ações da campanha. “No mês de outubro, por ser o período em que são reforçadas as ações de incentivo à prevenção ao câncer de mama, o agendamento para o exame de mamografia será por demanda espontânea. Assim, as mulheres que precisarem fazer a consulta deverão se dirigir até a recepção montada no Espaço do Diabético com RG e Cartão do SUS. O intuito é aumentar o rastreio, promover a educação e salvar vidas”, disse. 

Para este ano, a Campanha Outubro Rosa no Maranhão trouxe o tema “Seja você, por você e para você. Previna-se!”. A campanha faz um alerta para a observação dos sinais e sintomas que são: o aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular em um dos seios, bem como edemas na pele semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar. A recomendação é que à primeira alteração, a mulher procure um mastologista e faça o exame das mamas. 

Dona Maria Barros, de 63 anos, aproveitou a programação para fazer os testes rápidos e agendar o exame de mamografia. “Todos os anos eu faço o exame, até porque a minha mãe faleceu de câncer. Então eu busco fazer a minha parte, já que prevenir é sempre bom”, disse. 

Para Anastácia Reis, de 67 anos, é importante conhecer o próprio corpo. “Na minha família, há casos de câncer e por isso procuro me cuidar. Meu conselho para quem ainda não fez o exame é que se cuide, faça o autoexame durante o banho e se encontrar alguma coisa estranha que procure um médico com a máxima urgência”, enfatizou.

Após encerrada a Campanha Outubro Rosa, a Policlínica Diamante retornará com a marcação através de um dos canais de atendimento ao público: App Viva Procon, site [url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url], Disque Saúde e/ou WhatsApp (3190-9091) ou presencialmente em uma das unidades do Viva Procon (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão). 

Assistência

Além da Policlínica Diamante, o serviço de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão é oferecido nas regionais de: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Timon.

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem encontrar tratamento oncológico em unidades de referência da gestão estadual: Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão; além do Hospital São Rafael, por meio de convênio contratual com a gestão estadual.

Daucyana Castro