9 de outubro de 2023

Governo lança projeto de apoio e acolhimento a cuidadores no centro TEA

Texto: Samir Aranha

Fotos: Francildo Falcão

Com o mote “Cuidando de quem cuida”, foi lançado, nesta quinta-feira (05), o Projeto Girassol. A iniciativa busca dar suporte, capacitação, fomentar o autocuidado e a qualidade de vida à mães, pais e cuidadores de crianças atendidas no Centro TEA.

A unidade, referência estadual no atendimento a crianças de até 12 anos diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte da rede estadual de saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Segundo a diretora-geral da Instituição, Yalen Pires, a proposta do projeto nasce da necessidade de fortalecer a saúde física e mental dos cuidadores de crianças atendidas pelo Centro TEA, no sentido de garantir que estas possam estar bem, apesar das adversidades e desafios diários inerentes ao acompanhamento dos pacientes. “O que percebemos é que tão fundamental quanto o acesso da criança a diversas e necessárias terapias, fortalecer quem cuida daquele que precisa de cuidados é fundamental. Os cuidadores, em geral mães, precisam de amparo a saúde, oportunidades de trabalho e apoio psicológico. Essa iniciativa vem suprir esta demanda”, explicou.

A diretora-administrativa, Lívia Macedo explica que os atendimentos serão diários, realizados por profissionais que já atuam no Centro TEA, como nutricionistas, psicólogos, artesãos e assistentes sociais. “A ideia é que enquanto o paciente esteja em atendimento, sua cuidadora ou cuidador também tenha um momento seu, para exercer sua própria individualidade”, disse.

Assegurar as necessidades dos cuidadores, acolher e mostrar que eles não estão sozinhos são os objetivos do Projeto Girassol, como destaca a assessora clínica da EMSERH, Tayná Soares. “É muito importante a gente cuidar de quem cuida. Muitas vezes essas pessoas não têm tempo para se olhar, para atender suas próprias necessidades, para o seu autocuidado e isso vai refletir diretamente na saúde física e mental e de alguma maneira também vai trazer impacto à criança que ele cuida. O Projeto Girassol é muito especial, que com certeza vai melhorar muito a vida dessas pessoas e de suas famílias”, disse.

A receptividade pelo público-alvo da iniciativa foi bastante positiva. Gisele Morais Farias é mãe da pequena Rebeca, de 4 anos. Ela conta que vê na ação uma possibilidade de acolhimento para ela e outras mães, sobretudo na questão psicológica. “O dia-a-dia de quem cuida de alguém com TEA é muitas vezes pesado. Desde a aceitação do diagnóstico às atividades diárias, muitas vezes nos sentimos desamparadas, sós, ansiosas. Claro que não queremos passar isso à criança, mas às vezes é inevitável. Saber que temos suporte é reconfortante e pode nos ajudar a cuidar mais de nós mesmas”, comentou.

CENTRO TEA

Inaugurado em 2019, o Centro TEA recebe pacientes com idade de até 12 anos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, a unidade atende a mais de 200 crianças. Desde a sua criação, mais de 4 mil pacientes já passaram pelo Centro TEA ou ainda recebem algum tipo de acompanhamento pela equipe multiprofissional da unidade. A unidade presta assistência de forma individualizada por meio de uma equipe multidisciplinar em especialidades como educação física, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, artesão, assistente social e musicoterapia.