10 de março de 2020

Governo lança campanha Março Lilás na rede estadual de saúde


Abertura da campanha Março Lilás na rede estadual de saúde ( Foto: Julyane Galvão)

O lançamento oficial da campanha Março Lilás na rede estadual de saúde foi realizado nesta segunda-feira (9), na Policlínica Diamante. Com o tema “Luta, cuidado e prevenção”, a proposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é intensificar, ao longo do mês de março, as ações de sensibilização para a prevenção do câncer de colo de útero, divulgando os serviços que a rede oferece como a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e os exames preventivos.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira, destacou a importância do momento. “O momento é oportuno para sensibilizar as mulheres. É importante que todas busquem os exames necessários para a prevenção com regularidade. Ao nos reunirmos neste espaço, a intenção é dar visibilidade aos serviços que já são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, explicou. 

Ao longo do dia, a Policlínica Diamante ofereceu exames preventivos e vacinação contra o HPV e outras do calendário vacinal. Os serviços foram disponibilizados especialmente para a abertura da campanha. Durante a manhã, enquanto o atendimento era realizado, acontecia uma roda de conversa com o tema “Luta, cuidado e prevenção”, além de apresentações de street dance e dança do ventre e da blitz da beleza, com serviços de maquiagem e cuidados com a pele.

“Achei ótima a ação. Vim fazer o preventivo e aproveitei os serviços de beleza que estão oferecendo para sair daqui ainda mais bonita. É importante que momentos como este existam para alertar as outras mulheres, pois todas nós devemos nos cuidar”, contou a professora aposentada Domingas Souza.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 12.500 mulheres vão ser diagnosticadas com a doença esse ano. A realização periódica do preventivo e a vacinação contra o HPV são as principais formas de prevenir o câncer de colo do útero. “Eu faço pelo menos uma vez no ano, às vezes de seis em seis meses, mas estou sempre buscando os cuidados médicos necessários. Sempre me consulto aqui e hoje aproveitei para fazer o preventivo”, disse a paciente Margarida Rocha Neves, de 66 anos.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos aproveitaram a oportunidades para se vacinarem. “É importante se vacinar contra o HPV. Vim hoje para fazer isso e agora estou prevenida”, contou a adolescente Maria Ramos, de 14 anos, que compreendeu que a vacina contribui significativamente para a prevenção. 

A imunização está disponível em qualquer unidade básica de saúde dos municípios e no Centro de Saúde Genésio Rego, na Vila Palmeira. Nas policlínicas Vinhais, Vila Luizão e Cidade Operária, e também no  Genésio Rego existe o atendimento ambulatorial em ginecologia.

Também participaram da abertura da campanha Março Lilás na rede estadual de saúde a chefe do Departamento de Projetos da Secretaria de Estado da Mulher, Rebeca Alexandre; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande; a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort; a coordenadora de Enfermagem da Policlínica Diamante, Julieta Rocha; e a palestrante, afro empreendedora social e multiplicadora do programa Ela Pode, Karina Fonseca Muniz.

Prevenção

A detecção precoce do câncer de colo do útero possibilita maior chance de cura. Esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população e quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Considerando esses dados e a importância da prevenção no combate ao câncer do colo de útero, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai, ao longo do mês de março, intensificar as ações de conscientização em escolas e unidades de saúde, promovendo palestras, vacinação e exames preventivos.

Eduardo Ericeira