6 de fevereiro de 2023

Governo lança campanha de incentivo à doação de sangue com “Bloco do Doador”

Fotos: Adeta Holanda

Por Samir Aranha

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, nesta segunda-feira (6), o “Bloco do Doador”, com o objetivo de mobilizar novos e antigos doadores durante todo o mês de fevereiro, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e também nos sete hemonúcleos localizados no interior do estado. “Antes do Carnaval chegar, venha seu sangue doar” é o tema da campanha. 

“Todo o nosso esforço é para garantir o atendimento a quem precisa de sangue. Estamos com nosso ambiente decorado, vários dias com atrações musicais e nossa coleta externa ativa e engajada neste esforço. Aguardamos vocês neste clima para proporcionar alegria para quem precisa de uma transfusão para sobreviver”, destacou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.   

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, reforçou o convite para doação de sangue neste período que aumenta a demanda do insumo. “Contamos com a presença de novos e antigos doadores para reforçar nossos estoques de sangue e garantir o atendimento pleno das demandas da nossa rede pública. Antes de pular carnaval, deem um pulo no Hemomar e salvem vidas”, destacou.  

Ao som de Ricardo Bondim e banda, a auxiliar de serviços gerais, Lucilene Pereira Soares, de 36 anos, aderiu à campanha de doação de sangue no Hemomar, em São Luís. “Sou doadora há 8 anos. Sempre participo das campanhas, pois tive um irmão que precisou de sangue, e sei como foi difícil. Doando eu espero que outras pessoas não passem por este sofrimento, ainda mais no carnaval, que é tempo de alegria”, disse.  

Programação

Ao longo do mês, o Hemomar realizará coletas externas. Nesta quarta-feira (8), a programação de coleta será no Edifício Nagib Haickel, no Calhau. Na quinta-feira (9), o abre alas do “Bloco do Doador” será no Hospital da Ilha. Na sexta-feira (10), a coleta será na Câmara Municipal de São Luís. Já no sábado (11), a campanha ocorrerá na Igreja Presbiteriana do Vicente Fialho.  

Doadores
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, ao ano, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue ou hemocomponentes. No total, existem no país 27 hemocentros públicos e 500 serviços de coleta.  

No Maranhão, o Hemomar São Luís registrou, em 2022, o comparecimento de quase 50 mil voluntários, que geraram mais de 40 mil bolsas aptas à transfusão. Em janeiro de 2023 foram registradas 4.318 doações aptas, o que representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.   

Critérios para doação de sangue:

– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60); 
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum); 
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação; 
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; 
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas; 
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Daucyana Castro