19 de maio de 2016

Governo inicia tratamento inédito de fototerapia na rede estadual de saúde

 

Com a aquisição de um equipamento para a realização de fototerapia, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferecerá para a população uma nova opção para o tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo, de forma inédita na rede estadual. Disponível no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante – Pam Diamante, a cabine de fototerapia permitirá que pessoas de baixa renda tenham acesso ao tratpamamento, de forma gratuita.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o investimento integra as ações que estão sendo implementadas na rede estadual para democratização do acesso à saúde e garantia de atendimento mais humano e digno à população. “Contamos com profissionais especializados e estamos trabalhando para evolução e modernização também de equipamentos disponibilizados para atender aos usuários da rede pública, especialmente às pessoas mais carentes, que necessitam de tratamentos como esse e tinham acesso limitado”, disse.

As doenças de pele atingem cerca de 1,5% da população maranhense. O equipamento, antes disponível apenas na rede privada, possibilita o trabalho pela redução desse índice, oferecendo acesso ao tratamento. A meta inicial é realizar o procedimento em 30 pacientes por mês. “Nosso objetivo é tornar este espaço um centro de referência no tratamento de doenças de pele. Para isso, além do equipamento de fototerapia, contamos com uma equipe médica de seis profissionais especializados na área da dermatologia para avaliar e acompanhar os pacientes”, afirma o diretor do Pam Diamante, Phil Camarão.

A cabine de fototerapia promove ainda uma redução de gastos com a aquisição de medicamentos de alto custo. O tratamento é feito com um aparelho que emite raios ultravioletas na pele e substituirá o uso de remédios distribuídos pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme). Com a fototerapia, o Estado gastará de 2% a 3% do que gastaria com a aquisição de medicamentos.

“Essa é uma forma de tratamento mais barata e mais eficaz, que não causa efeitos colaterais como muitos dos medicamentos utilizados. Antes só havia uma máquina no estado, na rede privada. Agora, os pacientes podem ter acesso de forma gratuita a esse tratamento que vai promover melhoria da qualidade de vida de centenas de maranhenses”, destaca o dermatologista, Eduardo Lago.

Além da redução de gastos com medicamentos, o Estado irá economizar ainda com os custos do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Atualmente, oito pacientes são custeados pelo poder público estadual para a realização de fototerapia em Fortaleza. Cada beneficiário viaja duas vezes por ano com um acompanhante para o tratamento. Com a aquisição da cabine de fototerapia, os pacientes não precisarão se deslocar para serem atendidos.

A cabine de fototerapia, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está sendo utilizada por pacientes que são acompanhados pela rede estadual. Novos atendimentos podem ser agendados pessoalmente no Pam Diamante ou por meio do Call Center: 3222-4528/ 3232-3178/ 3232-3753/ 3232-3083/ 3222-8360. Os novos pacientes passarão por avaliação médica para início do tratamento.

Daucyana Castro