6 de dezembro de 2022

Governo inicia atendimento do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais no Hospital da Ilha

FONTE: SES/MA

O Governo do Estado continua expandindo a assistência aos pacientes com sintomas gripais. A rede estadual já oferece os ambulatórios e Centros de Testagem no Hospital Dr. Genésio Rêgo e na Policlínica do Coroadinho. Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a assistência para o público infantil com a abertura do Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais para casos leves, no Hospital da Ilha, para o público com até 14 anos.

O secretário Tiago Fernandes e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, acompanharam o primeiro dia de atendimento. “O Maranhão sempre foi referência na assistência à saúde com relação à Covid-19 e, por determinação do governador Carlos Brandão, o Hospital da Ilha passa a oferecer o serviço de Ambulatório Pediátrico para as nossas crianças que apresentarem sintomas de síndromes gripais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde. 

Com sintomas gripais, o primeiro paciente do ambulatório foi o João Victor, de 14 anos. De acordo com a sua mãe, Jeniffer Carvalho, o atendimento foi rápido e necessário para descartar a suspeita de infecção por Covid-19.

“É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso viemos hoje até o Ambulatório Pediátrico de Síndromes Gripais fazer o teste para saber se o quadro dele é de Covid-19 ou não. Esse ambulatório será muito importante para o atendimento das crianças, pois aqui tem um atendimento especializado para elas”, comentou Jeniffer Carvalho.

O diretor clínico do Hospital da Ilha, Cláudio Revil, explicou o fluxo montado para atendimento no novo serviço. “O Ambulatório funciona em um setor do Bloco A, onde estamos acolhendo as crianças que por ventura apresentem sintomas gripais leves. Aqui a criança é acolhida, testada e avaliada por um médico pediatra. Este ambulatório fica totalmente isolado dos demais setores do hospital para que não haja cruzamento entre profissionais e pacientes”, afirmou.

O funcionamento do ambulatório é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não há necessidade de agendamento.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Maranhão notificou 29,781 casos positivos em crianças de 0 a 14 anos. Com o início da vacinação em janeiro, o estado apresentou uma queda entre os novos casos confirmados nessa faixa etária.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro