30 de março de 2017

Governo inaugura segundo Centro Sentinela e lança projeto ‘Primeiro Olhar’

Mães atendidas no Centro Sentinela e pelo projeto ‘Primeiro Olhar’. Julyane Galvão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou, nesta quarta-feira (29), em São Luís, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo do Maranhão, o segundo do estado, e lança o projeto “Primeiro Olhar”.  Instalado na Maternidade Benedito Leite e voltado para a oferta de serviços na área do planejamento reprodutivo, o centro integra um conjunto de ações implementadas no Maranhão para intensificar os cuidados com o público materno-infantil e para fortalecer as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.

Secretário Carlos Lula inaugura Centro Sentinela de Planejamento. Julyane Galvão

Em São Luís, o projeto do Centro Sentinela oferece às mulheres acesso a orientações e métodos contraceptivos, além de realizar o acompanhamento de casos de abortamento e violência sexual. A proposta do Centro é promover melhorias nos indicadores de saúde, especialmente no que se diz respeito ao índice de mortalidade materno-infantil.

“O Centro Sentinela é mais um dos instrumentos que o Governo do Estado vem implementando na tentativa de reduzir a mortalidade materna e infantil no Maranhão. Durante muitas décadas, o estado preferiu deixar os indicadores que eram altos de lado. Nós já adotamos outra postura: dar visibilidade aos dados, para que eles possam ser combatidos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Lançamento do projeto ‘Primeiro Olhar’ com a presença do secretário Carlos Lula. Julyane Galvão

Um dos aspectos destacados pelo secretário Carlos Lula, durante a inauguração, foi o caráter humanizado que a saúde do Maranhão tem adquirido. “O Centro Sentinela, assim como outros projetos na área da rede materno infantil, é um projeto de humanização e de cuidado com as mães. A gente tem insistido que a saúde se faz com pessoas, não adianta ter o melhor equipamento, a melhor estrutura, se a gente não tiver o cuidado no dia a dia das pessoas que fazem a saúde no estado, e é nisso que temos investido”, completou Carlos Lula.

O Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo é o segundo do estado. O primeiro foi inaugurado em janeiro deste ano, na cidade de Balsas e foi o primeiro no mundo. O projeto é umas das ações resultantes do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Projeto ‘Primeiro Olhar’

“Minha família vai adorar quando olhar isso aqui. Vai ser uma surpresa linda”. Com um enorme sorriso no rosto, a mãe Jordana Lima, de 26 anos, exibia com alegria a foto da filha recém-nascida Rute, produzida por um fotógrafo profissional, em um mini estúdio, ao melhor estilo dos famosos ensaios new born. O projeto, de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi implantado, nesta quarta-feira (29), na Maternidade Benedito Leite.

Lançamento do projeto ‘Primeiro Olhar’ com a presença do secretário Carlos Lula. Julyane Galvão

Todos os bebês que nascerem na maternidade levarão como lembrança o registro do projeto ‘Primeiro Olhar’, que oferece gratuitamente às mães uma foto produzida de seus bebês acompanhada de informações como hora e data do nascimento, nome completo dos pais, peso e tamanho. Para a maioria das mães, a lembrança é uma novidade. “Não tenho registro de fotos bonitas assim dos meus filhos. Esse aqui é o primeiro. Achei muito legal, importante para nós, mães”, afirmou a jovem dona de casa, de Lago Açu, Bacabal, Ediane da Silva Furtado.

Além da foto de seu bebê, a pequena Rainara, a vendedora Mirian Rodrigues, de 27 anos, recebeu o kit do projeto ‘Pequeno Maranhense’, entregue às mães que fizeram as sete consultas do pré-natal na atenção básica que oferece orientações durante a gravidez e no pós-parto. O kit é composto por bolsa, fraldas, termômetro, cartilha informativa, toalha, frasco de álcool em gel e um pacote de gazes para os primeiros cuidados do bebê.  A ação faz parte do projeto do Governo do Estado, desenvolvida nas maternidades de referência.

“Eu fiz o pré-natal direitinho. Hoje, estou saindo com esses dois presentes da maternidade, estou feliz, achei muito linda a foto, porque eu nunca tinha pensado em fazer algo assim e nem conheço alguém que faça ou pudesse fazer para mim. E a bolsa, com os primeiros cuidados para ela, com certeza vai me ajudar muito. Eu estou muito feliz mesmo”, contou a mãe, Mirian Rodrigues. 

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro