31 de março de 2022

Governo inaugura posto de saúde no Terminal do Cujupe

Fotos: Laécio Fontenele

Usuários do Terminal do Cujupe terão, à disposição, um espaço equipado, estruturado e adequado ao atendimento de saúde. Quem trabalha ou passa pelo terminal, agora poderá utilizar o posto de saúde, inaugurado pelo Governo do Estado. A unidade foi entregue pelo governador Flávio Dino, em solenidade nesta quinta-feira (31). O posto é preparado para realizar serviços de pronto-atendimento, primeiros socorros e estabilização de casos de urgência.

“Este equipamento vai servir aos quase dois milhões de usuários anuais do serviço ferryboat, para que tenham atendimento a casos que venham a ocorrer no transporte. O posto cumpre a missão de responsabilidade social da empresa, por prestar apoio às pessoas que trafegam no ferryboat. Um aprimoramento dos serviços de saúde para Alcântara, Cujupe e toda a baixada maranhense. E, tenho certeza, a população vai encontrar as portas abertas para que o acesso ao direito à saúde integral seja atingido nessa região”, destacou o governador Flávio Dino.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, destacou avanços da gestão no setor. “Na gestão do governador Flávio Dino, esse foi um dos principais focos de nossa atenção. Atendendo a determinação dele, demos essa atenção especial aos usuários dos terminais de ferryboat, que hoje têm um cenário muito diferente do encontrado. Ampliamos o Terminal da Ponta da Espera, do Cujupe, que hoje são terminais completamente diferentes e entregamos este posto de saúde. O que era um pequeno ambulatório, hoje é uma grande estrutura preparada para atender emergências básicas e realizar atendimento clínico”, ressaltou.

Os serviços do Posto de Saúde do Cujupe serão estendidos à toda a comunidade da Baixada Maranhense, vizinha ao terminal. A unidade vai dispor das seguintes especialidades médicas: endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, pediatria, ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia, mastologia. O posto também contará com eletrocardiografia, eco doppler, mapa, ultrassonografia, endoscopia, exames de imagem e assistência social.

Como suporte, o Posto de Saúde do Cujupe contará com ambulância avançada, com equipe de médico e enfermeiro. O funcionamento da unidade de saúde será de segunda a sexta-feira, de 7h às 19, com consultas agendadas. A previsão é que sejam realizados cerca 100 atendimentos diários.

O prefeito de Alcântara, William Guimarães, enfatizou a importância do posto de saúde para região. “Muito nos alegra. Essa entrega é muito importante para Alcântara e toda a região, que alcança cerca de 20 municípios. Portanto, uma grande população que utilizará este equipamento de saúde. Nossos parabéns para o governador Flávio Dino, para nossa cidade e nossa população por este benefício”, frisou.

“Uma grande estrutura, que conta com várias especialidades para dar suporte à demanda dos usuários. Toda a população terá acesso a esse posto, muito importante no terminal”, avaliou a diretora administrativa da unidade, Raquel Paixão.

“A gente esperava muito por esse momento, porque já tivemos parto aqui no meio do pátio, várias pessoas já sofreram acidente e precisamos chamar helicóptero. Agora, esse atendimento, quando for necessário, graças a Deus, será feito aqui mesmo no Cujupe”, enfatizou Antônio Dionísio, da Associação de Agricultores Familiares, Pescadores Artesanais e Vendedores do Porto Cujupe (AVTEC).

Cerca de dois milhões de pessoas utilizam o Terminal do Cujupe, por ano.