3 de junho de 2019

Governo entrega veículos adaptados ao CER da Cidade Operária, APAE e SVO

Secretário Carlos Lula entrega veículos a representantes da Apae, CER e SVO (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado entregou sexta-feira (31) ao Centro Especializado em Reabilitação da Cidade Operária (CER) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís vans adaptadas para transporte de pacientes cadeirantes ou com problema de locomoção. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) também recebeu três veículos especiais, do tipo “rabecão”, para o trabalho nos municípios de São Luís e Imperatriz.

“Continuamos levando serviços onde a população precisa. As entregas fazem parte de um grande reajuste e de cuidados com a nossa rede de saúde. Entregamos ambulâncias, veículos para serviços específicos, porque a sociedade precisa disso. Agradecemos o Ministério da Saúde pela parceria para aquisição das vans adaptadas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

As duas vans adaptadas são semelhantes ao veículo entregue em janeiro ao Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água. Elas possuem plataforma elevatória, sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança e protetores de cabeça para cada cadeirante. A doação foi feita pelo Ministério da Saúde.

A diretora do CER da Cidade Operária, Goreth Almeida, afirmou que o veículo, entregue em maio à população, vai agregar muito ao serviço da unidade. “O veículo garante o acesso da pessoa com deficiência e que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade ao serviço. É um grande ganho para o Estado e para o CER”, comentou.

Com 200 pacientes em reabilitação física, 200 em auditiva e 150 intelectual, a Apae de São Luís também ganhou um veículo adaptado, o primeiro da associação para os cuidados em saúde – eles possuem transporte para o eixo educativo.

“Vai nos ajudar bastante para o transporte de pessoas com deficiência locomotora, vai contribuir para que elas tenham maior facilidade de frequentar o CER 3, que fica na Apae. Só temos que agradecer, porque vai dar dignidade à pessoa”, ressaltou o presidente da associação, Sebastião Vanderlan de Almeida Rolim.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), ligado à Vigilância Epidemiológica da SES e responsável pelo esclarecimento de óbitos de causa natural não elucidada, contará a partir de agora com três veículos do tipo rabecão – dois ficarão na capital e um em Imperatriz. A aquisição foi exclusiva do Governo do Estado.

“Esse veículo vem ofertar um serviço gratuito à população através do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o transporte de cadáveres com morte natural – mortes violentas são com IML. A população tinha essa despesa com funerárias, mas a partir de segunda-feira (3) os veículos estarão à disposição”, explicou Graça Lírio, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]