18 de maio de 2021

Governo encerra drive de vacinação das forças de segurança e educação no São Luís Shopping

Fotos: Laécio Fontenelle

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado do Maranhão encerrou, nesta terça-feira (18), o Drive-thru de vacinação, instalado no estacionamento do São Luís Shopping, para profissionais das forças armadas, segurança e salvamento, além de profissionais de educação das redes estadual e federal. O serviço iniciou dia 5 de abril, para atender, inicialmente, trabalhadores da ativa acima de 50 anos e esteve disponível para servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Agente penitenciário, Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Perícia Técnica, Exército, Aeronáutica e Marinha.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, fez questão de participar do encerramento do Drive-thru. “Gostaria de agradecer a parceria de todos vocês. Em nome da população maranhense, muito obrigado. O processo todo foi um sucesso. Vocês viraram referência no estado nesse processo de imunização. Deu muito certo e temos certeza que a gente vai vencer essa pandemia e que podemos contar com vocês”, disse Carlos Lula.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, destacou em sua fala o compromisso e a seriedade do trabalho desenvolvido na vacinação no Maranhão, o que tem chamado atenção inclusive fora do estado.

“A mídia nacional começou a contestar o desempenho do maranhão no combate ao coronavírus e a resposta que a gente tem dado para esses questionamentos é o trabalho e a seriedade, principalmente no que diz respeito a nossa organização. Aqui o Governo do Estado sempre age de forma coletiva. Temos feito o esforço de complementar e auxiliar o trabalho dos municípios no que diz respeito a vacinação, sempre respeitando o Plano Nacional de Imunização. Não temos ainda o quantitativo de doses suficiente pra imunizar a maioria da população. Então o que o Governo quer é que as doses que temos no Estado cheguem o mais rápido possível no braço do cidadão maranhense”, avaliou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Entre 5 de abril e 17 de maio de 2021, foram vacinadas 12.889 pessoas. Receberam a primeira dose 8.189 profissionais da segurança, e 6.234 a segunda dose. Dos profissionais de educação, receberam a 1ª dose 4.710 pessoas.

“Foi uma dupla satisfação, porque fomos os primeiros profissionais vacinados. São 4.500 servidores da SEAP vacinados e entramos como parceiros na vacinação. Nós destacamos cerca de 180 servidores em todo o estado do sistema penitenciário, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e administrativos, para auxiliar a Secretaria de Saúde nessa grande campanha de vacinação. Então foi duplamente satisfatório”, apontou Murilo Andrade de Oliveira, secretário de Administração Penitenciária (SEAP).

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Célio Roberto Pinto de Araújo, falou da satisfação e alegria em ter 100% da tropa vacinada. “O CB trabalha na linha de frente, fazemos prevenção, temos também serviços de ambulância, fazemos resgate e em outras ocorrências nós lidamos com o público em geral. A importância de termos nossa tropa imunizada é garantir que esses profissionais tenham uma motivação para atuar. Estamos felizes e muito gratos”.

Rafaela Pedrosa, coordenadora do Drive-thru do São Luís Shopping, avaliou o trabalho como bastante positivo. “Foi um trabalho árduo, porém gratificante, pois trouxe esperança e mais segurança para que eles pudessem continuar prestando o serviço deles para a comunidade maranhense. Tivemos uma equipe de colaboradores de aproximadamente 30 profissionais, trabalhando de segunda a segunda, vindos da SEAP, SEGOV, SES e EMSERH”.

Manoel Alves Farias, cabo da Polícia Militar do Maranhão, veio no último dia receber a segunda dose da Coronavac. “Muito bom ter sido vacinado, porque nós estamos na linha de frente. Fez com que a gente se sentisse mais confiante no trabalho”, avaliou o PM.

O bombeiro militar Tácito Vieira Carvalho elogiou a iniciativa. “Tem muito a ganhar tanto o Estado, quanto a corporação. A vacina nos deu mais motivação. Foi um grande avanço para a segurança pública em geral, estamos aqui para o que der e vier. A gente fica feliz de ter sido vacinado, tanto pra atuar como dar uma segurança pros nossos familiares”.

Em Imperatriz, a vacinação das forças de segurança ocorreu no estacionamento do Shopping Imperial.