19 de agosto de 2017

Governo do Maranhão lança programa “Mais Saúde”

Ação Social beneficiará mais de 70 bairros de São Luís

Autoridades prestigiam lançamento do Mais Saúde. Da esquerda para a direita: Vereador Batista Matos, , a presidente da EMSERH, Ianik Leal, o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula,e a secretária adjunta de Saúde, Karla Trindade.

Autoridades prestigiam lançamento do Mais Saúde. Da esquerda para a direita: Coordenador do Mais Saúde, Batista Matos, o superintendente estadual de Vigilância Sanitária, Marcelo Rosa, a presidente da EMSERH, Ianik Leal, o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, e a secretária adjunta de Saúde, Karla Trindade.

O Governo do Maranhão lançou neste sábado, 19, o programa “Mais Saúde”, um mutirão de serviços essenciais voltados para a população carente de vários bairros de São Luís. A cada 15 dias o programa levará assistência médica básica, serviços de enfermagem, fisioterapia, vacinação, testes de sífilis e hepatites para um bairro diferente da capital. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O bairro escolhido para o lançamento do Mais Saúde foi a Vila Embratel, na área Itaqui Bacanga. Os serviços, concentrados na escola Dayse Galvão, serão oferecidos no sábado e no domingo. Mais de 150 mil pessoas devem ser atendidas, segundo previsões da SES.

O “Mais Saúde” integra um conjunto de ações itinerantes do Governo Flávio Dino para fortalecer as políticas de atenção à saúde. “É um projeto que terá duração de um ano, com vários serviços e triagem para a população, na tentativa de antecipar possíveis diagnósticos de pessoas que não tiveram acesso a atendimento especializado”, explica o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. “Levar saúde para todos os maranhenses é o nosso compromisso, cuidar bem de todos é a nossa missão”, reforça.

WhatsApp Image 2017-08-19 at 11.20.02 AM (1)

Para a presidente da EMSERH, a pediatra Ianik Leal, o programa Mais Saúde é uma iniciativa que reforça a importância da atenção primária. “Esse novo projeto é rico porque faz a rede pública, com todo um leque de serviços essenciais, chegar à população que mais precisa, uma preocupação constante do governo Flávio Dino”, aponta Ianik Leal.

A superintendente de assistência à saúde, Jamilly Pontes, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância do projeto ao possibilitar aos profissionais de saúde da rede estadual prestarem um atendimento mais próximo à população. “As ações do Mais Saúde garantem atendimento em várias especialidades da saúde em um só dia e em um único lugar”, destaca.

A secretária adjunta de Saúde, Karla Trindade, destaca outro ponto importante do programa Mais Saúde: a oferta dos serviços baseada nas necessidades apontadas pelas próprias comunidades a serem atendidas. “Estamos escutando a demanda das pessoas e construindo juntos mais saúde e qualidade de vida para cada cidadão maranhense”, finalizou Karla Trindade.

De acordo com o planejamento do governo Flávio Dino, a caravana do “Mais Saúde” será levada para mais de 70 bairros de São Luís. As ações serão realizadas a cada 15 dias, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 17h, gratuitamente.

Fonte: Comunicação e Marketing EMSERH

Daucyana Castro