18 de setembro de 2019

GOVERNO DO MARANHÃO INAUGURA CENTRO DE HEMODIÁLISE NO MONTE CASTELO

Governador Flávio Dino inaugurando o Centro de Hemodiálise, ao lado do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula e demais autoridades

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, inaugurou, na manhã de terça-feira (17), o Centro de Hemodiálise São Luís, na Rua Castro Alves, no bairro Monte Castelo (atrás do Hospital Nina Rodrigues). O evento contou com a presença do governador Flávio Dino; de deputados; do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; e de diretores e do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Rodrigo Lopes, além de pessoas da comunidade.

O Centro de Hemodiálise São Luís, que terá capacidade para 40 cadeiras de diálise e funcionará nos três turnos, de segunda-feira a sábado, dispõe de equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Logo na inauguração, foram atendidos alguns pacientes em tratamento de hemodiálise. O motorista Flávio Soares, que reside no interior do Maranhão, elogiou o atendimento.

A diretora administrativa da unidade, Patrícia Ferreira, destacou a importância do atendimento de qualidade a ser prestado aos pacientes.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Rodrigo Lopes, e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também destacaram a importância da nova unidade.

O secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula falou da importância do novo Centro de Hemodiálise.

No discurso de inauguração, o governador Flávio Dino reforçou a necessidade de um novo centro de hemodiálise e dos desafios para abrir novas unidades e manter o atendimento à população.

O Centro conta com consultório, sala de estabilização e oferece implante de cateter, atendimento multiprofissional com nutricionistas e outros profissionais da saúde. Dispõe ainda de farmácia, sala de nutrição para pacientes e acompanhantes e sala de esterilização de materiais. As 40 cadeiras de diálise têm capacidade para atender a 240 pacientes. A unidade será gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares e os atendimentos serão regulados pela Central de Regulação de Diálise do Estado.

Ao término do evento, o secretário Carlos Lula e o presidente da EMSERH plantaram mudas no pátio do novo centro de hemodiálise.

O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, ao lado da diretora administrativa da unidade, Patrícia Ferreira, o deputado estadual, Duarte Júnior e a Secretária Adjunta de Assistência à Saúde do Estado, Carmen Belfort

A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais Neto Evangelista, Rafael Leitoa, professor Marco Aurélio, Fábio Macedo, Helena Duailibe, Antônio Pereira, Fernando Pessoa, Yglésio Moyses, Zito Rolim, Duarte Júnior e Cleide Coutinho; dos secretários estaduais Clayton Noleto (Infraestrutura), Rodrigo Lago (Comunicação e Articulação Política), Ana Mendonça (Mulher), Rubens Júnior (Cidades); e do secretário municipal de São Luís, Lula Fylho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.