21 de outubro de 2022

Governo do Estado realiza atividades em comemoração ao Dia do Idoso no CER Olho d’Água

Fotos: Adeta Holanda

O casal Mário Domingos Cunha Ribeiro, 77 anos, e Raimunda Rodrigues Ribeiro, 74 anos, não via a hora de voltar a aproveitar as programações especiais realizadas no Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Olho d’Água pelo Dia do Idoso. 

“O CER é único, é fantástico. Aqui nós fazemos fisioterapia, ginástica, interagimos e damos risadas. Somos felizes e isso que importa”, relatou Raimunda Ribeiro.

“Nós temos vários profissionais de saúde que nos ajudam a viver melhor, viver bem e só tenho a agradecer”, reforçou Mário Ribeiro.

Juntos há 50 anos, o casal é parte do grupo de idosos que recebe tratamento no CER Olho d’Água. Com a pandemia em situação mais controlada, as atividades nas unidades de saúde estão sendo retomadas e uma programação especial foi organizada nesta semana na unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado anualmente no primeiro dia de outubro.

“Todos os profissionais da unidade se dedicaram ao máximo para que essa programação acontecesse. São inúmeros benefícios: integração social, autoestima e fortalecimento da saúde”, pontuou a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Furtado.

A programação aconteceu durante toda a semana com visitas a parques, gincanas, música e dança. Nesta sexta-feira (21), houve o encerramento e celebração do sucesso da semana de atividades com a realização do Baile de Gala, com o desfile dos idosos e escolha da MISS e do MASTER melhor idade. Com direito a muita diversão, alegria e um lanche especial preparado aos pacientes e familiares que comemoravam na unidade de saúde.

“Essa programação foi pensada especialmente para eles, para que possamos garantir a interação entre os idosos, familiares e os profissionais da unidade. Muitas vezes há uma situação de vulnerabilidade social e emocional, então o fortalecimento desse vínculo é super importante. Aqui os idosos são acolhidos e reconhecidos, com muito envolvido”, enalteceu Lívia Macedo, diretora administrativa do CER Olho d’Água.

“É preciso que a sociedade entenda que todos nós precisamos nos respeitar, a sociedade precisa se respeitar e os idosos precisam ser respeitados”, disse a dona Suzeline Mendes Farah, de 68 anos.

O CER Olho d’Água integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e oferece serviços nas áreas de reabilitação física, sensorial e intelectual. A unidade conta ainda com o Grupo Melhor Idade, desenvolvido as segundas, quartas e sextas, sendo um momento em que os idosos podem contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar, com profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, serviço social, dança e terapia ocupacional.

“Nós organizamos esse grupo de forma interativa, com dinâmicas e todos participam sempre com muita alegria. A interação é entre todos, entre os idosos e a equipe multiprofissional; é uma energia super positiva. Sabemos que a melhor idade, hoje, no mundo, muitas vezes, é um público esquecido e isso não pode acontecer. Nós precisamos ter um olhar com muito carinho, trabalhar com desenvoltura e fazer com que os nossos idosos vivam bem e com felicidade”, concluiu Carol Reis, assistente social do CER Olho d’Água e coordenadora do Grupo Melhor Idade.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

O Dia Internacional do Idoso é comemorado, anualmente, no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Daucyana Castro