26 de maio de 2021

Governo do Estado inicia vacinação de trabalhadores da construção civil

Fotos: Laécio Fontenelle

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado do Maranhão iniciou, nesta quarta-feira (26), a vacinação dos trabalhadores da construção civil com foco no combate ao coronavírus. O ato simbólico ocorreu com a presença do governador Flávio Dino no Hospital da Ilha, que está em construção no bairro do Turu. 200 pessoas serão vacinadas nesta quarta-feira. Ao todo, cerca de 300 profissionais trabalham no local.

“A testagem é fundamental, mas a vacinação tem um papel decisivo para a eliminação do coronavírus progressivamente. Os trabalhadores da construção civil, como vemos nessa grandiosa obra do Hospital da Ilha, não pararam de trabalhar nenhum dia. Foram e estão sendo decisivos ao enfrentamento da pandemia, uma vez quer todas as obras de saúde dependem dessa ação concreta todos os dias. Por isso estamos avançando na vacinação e priorizando as regras do Plano Nacional de Imunização”, declarou Flávio Dino.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, a subsecretária da Saúde, Karla Trindade, e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, também estiveram presentes.

“O Governo do Maranhão entregou muitas obras desde o ano passado e esses profissionais participaram ativamente, inclusive na construção e adequação de unidades de saúde para atender pacientes vítimas de coronavírus. É um esforço do governo com essas 300 mil doses extras para seguir o Plano Nacional de Imunização de forma rigorosa e para isso pactuou com municípios da ilha para acelerar esse processo de vacinação”, disse Marcos Grande.

A vacinação iniciou com os trabalhadores da obra de construção do Hospital da Ilha. Uma unidade de saúde cuja primeira etapa entregará mais de 200 leitos ainda este ano. “Foi um importante passo dado pelo Governo. O maior hospital do Maranhão, que tem aqui em atividade mais de 300 trabalhadores. Essa vacinação traz maior segurança e esperança para esses profissionais”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Carlos Vinícius de Araújo

Frederico vacinou no dia do aniversário

O auxiliar de suprimentos Frederico de Sousa Vitorino completou mais um ano de vida nesta quarta (26) e foi o primeiro trabalhador da construção civil a ser vacinado. “É gratificante. Poder me vacinar é um sonho realizado. Isso aqui não tem palavras. Esse é o meu maior presente”, disse o auxiliar.

Alívio também para o pedreiro Mailson Costa Carvalho. Há 2 anos e 3 meses trabalhado na área da construção civil, inclusive durante a pandemia, ele conta que a vacina chegou em boa hora. “Nunca tive coronavírus, mas sempre me cuidei e sempre confiei em Deus. Mantive minha mente positiva e vacinar agora foi muito interessante, porque a gente que sai de casa todos os dias pra trabalhar e tem contato com a família. Chegou num momento muito bom essa vacina”, completou Mailson.

Após o início da vacinação, as autoridades presentes realizam uma visita à obra do Hospital da Ilha.

HOSPITAL DA ILHA

A unidade de saúde em construção vai contar com atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico. O hospital possui uma área construída de 32 mil m² em um terreno com 62 mil m², e terá inicialmente mais de 200 leitos, com nove centros cirúrgicos, UTIs, Unidade de Tratamento de Queimados, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores (sendo cinco exclusivos para maca e pacientes), além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto.

Daucyana Castro